Artigos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Artigos por Assunto "Habilidades socioemocionais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Desenvolvimento das habilidades socioemocionais para estudantes da educação infantil(2023) Nascimento, Elaine Cristina de Sousa; Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Lima, Maria José Costa; Silva, Anderson Lincoln Vital daO presente estudo buscou investigar em artigos e livros que se referem sobre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em estudantes da educação infantil, as possibilidades de desenvolvimento de tais habilidades, a partir dessa fase escolar, apontando-se como principais autores Goleman (1995; 2011) e Abed (2014), fundamentado também na Base Nacional Comum Curricular (BNCC. Apresentando-se então, como questão central, de que forma o ensino na educação infantil, por meio de práticas pedagógicas poderá contribuir na formação e desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes da Educação Infantil. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, documental por meio de uma utilização sistemática das obras pesquisadas, na qual buscou-se problematizar a discussões teóricas com as realidades da prática em educação infantil, sempre por meio de reflexões discursivas interdisciplinares ou transdisciplinares tendo como objetivo geral apresentar a Base Nacional Comum Curricular como um importante norteador na construção da compreensão das habilidades socioemocionais na educação básica. Os resultados indicam possibilidades de elaboração de práticas pedagógicas eficazes para a promoção e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais desde a educação inicial, como orientado na BNCC (2017), verificando-se perspectivas a partir de experiências na educação infantil de maneira que a criança aprenda e desenvolva o reconhecimento de suas emoções, aprendendo os campos de experiência destacadas pela BNCC como o “eu, o outro, nós‘’ que consiste em observar por exemplo as expressões dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções, além de aprender a respeitar e conhecer regras de convívio social manifestando respeito e empatia pelo outro, a partir da formação das habilidades socioemocionais na educação infantil.