Artigos
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Artigos por Assunto "Interdisciplinaridade"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A interdisciplinaridade teórica nas práticas emergentes da psicologia no contexto da atenção secundaria direcionada a atuação do serviço de saúde mental de uma policlínica da cidade de Manaus-Am(2024) Cordeiro, Solano Pinto; Cruz, Annebelle Pena Lima MagalhãesO presente estudo tem por objetivo Compreender como a Interdisciplinaridade Teórica nas práticas emergentes da Psicologia no contexto da atenção secundária direcionada a atuação do serviço de Saúde Mental em uma Policlínica da Cidade de Manaus-AM. Metodologia desta pesquisa concerne a senguinte perspectiva, trata-se de uma pesquisa de caráter misto, ou seja, tal pesquisa possui tanto o escopo qualitativo quanto quantitativo. No método qualitativo busca-se evidenciar e clarificar sentidos e significados atribuídos às falas dos sujeitos a partir de análises discursivas. Ademais forma criados critérios de inclusão e exclusão para que os dados fossem tratados de maneira concisa. Através da discussão e análise de dados foi percebido a partir das amostras coletadas os usuários dos serviços da Policlínica em questão, aderiram de forma significativa ao método de intervenção baseado na Interdisciplinaridade Teórica. Visto que os resultados apontaram para números a cima da media estabelecida. Deste modo, pode-se conjecturar que, a eficácia desta forma de abordagem é deveras imprescindível para adequação interventiva no espeço clinico de atenção secundaria no que cerne a Saúde Mental. As intervenções mostraram resultados favoráveis ao processo, possibilitando o entendimento de cada procedimento e também estabelecendo reflexões nas diversas áreas de atuação de profissionais que quiserem fazer uso deste tipo de meio interventivo. As possibilidades ainda acrescidas dentro do fazer da Psicologia como Ciência em processo constitutivo só tendem a despontar.Item A multidisciplinaridade na educação: reflexões em tempos de pandemia no contexto escolar(2024) Cordeiro, Solano Pinto; Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Cruz, Luiz Marcelo MagalhãesO presente estudo tem por objetivo compreender quais tipos de Reflexões a Multidisciplinaridade na Educação pôde gerar em tempos de pandemia no contexto escolar. O método deste artigo se delimita através do caráter de revisão bibliográfica adicionada ao viés documental quantitativo e qualitativo, ou seja, os dados fornecidos ao longo da estruturação deste, foram elencados por meio de leitura e análise. Ademais, foram criados critérios de inclusão e exclusão para que os dados fossem tratados de maneira concisa. Através da discussão e análise de dados foi percebido que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) ganharam espaços e começaram a fazer parte das estratégias emergenciais para suplementar o desdobramento do ensino remoto devido a pandemia de Covid-19. Houve também discussão elucidativa a respeito do fazer das Equipes Pedagógicas e a inserção do Psicólogo na Educação Básica. Por meio deste estudo, pode-se perceber que em contrapartida das TDICs o sistema socioeconômico apontou a desigualdade no acesso aos serviços tecnológicos, bem como, à políticas públicas voltadas para ambiente educacional na atualidade nacional e por fim, o exíguo fomento à atuação do Psicólogo Escolar e a grande importância das Habilidades Socioemocionais delegados pela Base Nacional Curricular Comum.