Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A alfabetização dos educandos surdos no ensino regular(2023) Pinto, Leilany Jussara Dias; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaO trabalho a ser apresentado é um estudo que busca conscientizar a sociedade brasileira, acercar do processo de alfabetização dos educando com surdez, visando esse aprendizado na idade correta. E para entendermos melhor sobre o assunto, o presente artigo discorre sobre uma breve narração de fatos históricos, que culminaram no nosso dia-a-dia educacional mais inclusivo. E como se faz necessário o interprete de LIBRAS, nas salas de aula do Ensino Regular, e que tal presença é algo assegurado por lei. A importância da inserção dos educandos com surdez nessas turmas regulares, para o seu pleno desenvolvimento psicossocial. Demonstrando também os desafios enfrentados pelos professores, e como eles podem contornar essa problemática, através de metodologias adaptadas.Item A leitura e o processo de alfabetização nos anos iniciais: reflexões sobre a ação docente(2023) Silva, Raimunda Batista da; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaA relação entre a leitura e a alfabetização é uma das etapas fundamentais para o início da vida escolar de um indivíduo, pois é por meio delas que o sujeito aprende a decifrar os códigos alfabéticos de maneira holística para conseguir fazer a interpretação do que se lê, se tornando o principal responsável da sua própria história. O presente artigo tem como principal objetivo apresentar a relação entre a leitura e o processo de alfabetização nos anos iniciais, com base nos conceitos de leituras, históricos relacionados sobre leitura no Brasil e no mundo, embasada nos documentos norteadores bem como alguns métodos implícitos neles. Portanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica qualitativa acerca do tema abordado, a partir disto conclui-se que a relação da leitura e a alfabetização são de suma importância no favorecimento do desenvolvimento cognitivo e social do sujeito e, través das trocas sociais facilita os resultados esperados na alfabetização tornando o sujeito consciente de seu desenvolvimento.Item Alfabetização de crianças surdas(2022) Ribeiro, Jéssika Lima Gonçalves; Ribeiro, Reyth da CunhaO presente trabalho aborda um tema relevante para a sociedade como um todo que é a alfabetização de crianças surdas, para desenvolver tal assunto, este artigo relata a história das pessoas surdas na sociedade desde a antiguidade onde, as pessoas com surdez eram tidas como pessoas irracionais, pois a sociedade acreditava, de forma geral, que o ato de pensar só era possível devido a fala até os dias atuais, onde já sem avançado muito em inclusão tendo em vista os desafios enfrentados por pessoas surdas. O objetivo é pontuar como se dá alfabetização de pessoas surdas tanto em Libras quanto em Língua Portuguesa, pois é notável que as pessoas surdas escrevem de maneira diferente e aprendem a se comunicar de forma diferente, tem em vista que A Libras, como toda Língua de Sinais, é uma língua de modalidade gestual visual porque utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão; portanto, diferencia-se da Língua Portuguesa, que é uma língua de modalidade oral-auditiva por utilizar, como canal ou meio de comunicação, sons articulados que são percebidos pelos ouvidos. No entanto, ninguém duvida de que o acesso de alunos surdos nas escolas regulares é uma garantia legal conquistada há quase vinte anos. O que se questiona não é o acesso, mas as condições e a qualidade no ensino desses alunos incluídos em classes comuns. Durante todo o processo de nossa prática pedagógica, a incoerência entre a teoria inclusiva e prática existente em toda história da educação, devido ao despreparo profissional, assim como a falta da estrutura escolar.Item Alfabetização e letramento na educação infantil: concepções e metas(2022) Batista, Natacha de Almeida; Ribeiro, Reyth da CunhaA escrita iniciou à 5.000 anos antes de Cristo, o processo das sociedades escritas foi lento e os fatores políticos e econômicos foi o que levou o ser humano a buscar à comunicação entre gestos e expressões. Até hoje esse sistema funciona na escola, na família, entre educadores e estudantes da educação infantil onde crianças em idade escolar estão iniciando o processo da leitura e escrita. Infelizmente, algumas crianças irão sofrer dificuldades no processo de leitura e escrita, por isso o educador deve entender até onde à criança pode ir através do letramento e da escrita para alcançar seu objetivo de comunicar-se por esses meios.Item Alfabetização e letramento: a relação entre alfabetizar e letrar no desenvolvimento do estudante nos anos iniciais(2023) Costa, Priscila Daniele Sampaio da; Ribeiro, Reyth da CunhaEste estudo visa identificar, através de uma revisão da literatura, a influência que o ambiente letrado tem sobre a alfabetização dos estudantes dos anos iniciais. Nesse interim, entende-se alfabetização como o processo de aquisição do código escrito e o letramento como a capacidade de o indivíduo apropriar-se da escrita. Para que o indivíduo esteja alfabetizado, ele tem que ser capaz de ler, escrever e ter domínio da língua escrita para se integrar na sociedade. A alfabetização e a prática da leitura de textos, principalmente os infantis, como: contos e fábulas precisam ser estimulados pelo educador e pela família. Tem-se cada vez mais discutido a aplicação de métodos, sejam eles sintéticos ou analíticos, que sejam práticos e eficazes nas escolas atuais. Contudo, a escola necessita criar um ambiente letrado, criar um espaço acolhedor onde o estudante encontre significado e prazer nas funções que desempenha. Por isso a articulação escola/família/comunidade é de vital importância, estreitando os laços e aumentando a rede de apoio. Neste caso, a alfabetização e letramento nos anos iniciais constituem processos complexos que não se resumem ao ler e escrever, mas dizem respeito à integralidade do aluno.Item As novas tecnologias no processo de aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental(2023) Barbosa, Wanessa Travessa Nobre; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaA tecnologia é um meio fortemente empregada no avanço do conhecimento, sendo assim, vemos muitos mestres a utilizando em suas aulas. Os anos iniciais do ensino fundamental e o celeiro da tecnologia, muitas crianças já estão conectadas a internet, e a utilizam em seu dia a dia, sendo assim, devemos usa-la a favor da educação. O letramento e escrita são ações que acompanharam os alunos por toda a sua vida, tanto escolar como secular, por esta razão a aprendizagem deve ser bem empregada, e o professor que fará isso deve estar bem conectado com a turma, conhecer bem seus discentes para usar as tecnologias de maneira que agrade a todos, trazendo para o ambiente acadêmico assuntos polêmicos que os façam refletir e assim, criar uma consciência crítica, formando um cidadão e futuro leitor pleno.