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Item A interconexão da psicologia e do serviço social no contexto da terapia comunitária(2024) Cordeiro, Solano Pinto; Conceição, Maria do Perpetuo Socorro Nascimento; Rodrigues, Giovanni Tavares; Xavier, Lais Jeconias de Sena; Simões, Maria de Jesus de Souza e Silva; Alves, Silvia Rejane Oliveira dos SantosO estudo em questão destinou-se a compreender como ocorre a interconexão da Psicologia e do Serviço social no contexto da Terapia Comunitária, bem como, os papeis que cada área de atuação exerce frente à comunidade e suas ferramentas de intervenção. Este trabalho delineou-se por meio do método de revisão bibliográfica e, configurou-se em cunho documental quantitativo e qualitativo, pois todos os dados fornecidos ao largo da construção deste, foram alcançados por meio de leitura e análise, realizando-se revisão ordenada com bases de coleta de dados; e, por conseguinte a análise de dados foi feita com base nos critérios de inclusão e exclusão delineadas na metodologia. A partir da análise dos resultados, foi entendido que houve um crescimento gradativo de publicações a respeito do tema proposto e, que a Terapia Comunitária vem ganhando espaço como meio de aproximação e de intervenção no contexto social. Foi elucidado também que, a ontologia popular se apresenta levando em consideração a cultura, a realidade socioeconômica, questões étnicas e dentre outros fatores, bem como, suas contingências, o que propõe um cuidado principalmente ético no cerne da atuação profissional de Psicólogos e Assistentes Sociais como agentes facilitadores, interventivos e, esclarecendo-se seus papeis dentro do processo de atendimento à saúde.Item A interdisciplinaridade teórica nas práticas emergentes da psicologia no contexto da atenção secundaria direcionada a atuação do serviço de saúde mental de uma policlínica da cidade de Manaus-Am(2024) Cordeiro, Solano Pinto; Cruz, Annebelle Pena Lima MagalhãesO presente estudo tem por objetivo Compreender como a Interdisciplinaridade Teórica nas práticas emergentes da Psicologia no contexto da atenção secundária direcionada a atuação do serviço de Saúde Mental em uma Policlínica da Cidade de Manaus-AM. Metodologia desta pesquisa concerne a senguinte perspectiva, trata-se de uma pesquisa de caráter misto, ou seja, tal pesquisa possui tanto o escopo qualitativo quanto quantitativo. No método qualitativo busca-se evidenciar e clarificar sentidos e significados atribuídos às falas dos sujeitos a partir de análises discursivas. Ademais forma criados critérios de inclusão e exclusão para que os dados fossem tratados de maneira concisa. Através da discussão e análise de dados foi percebido a partir das amostras coletadas os usuários dos serviços da Policlínica em questão, aderiram de forma significativa ao método de intervenção baseado na Interdisciplinaridade Teórica. Visto que os resultados apontaram para números a cima da media estabelecida. Deste modo, pode-se conjecturar que, a eficácia desta forma de abordagem é deveras imprescindível para adequação interventiva no espeço clinico de atenção secundaria no que cerne a Saúde Mental. As intervenções mostraram resultados favoráveis ao processo, possibilitando o entendimento de cada procedimento e também estabelecendo reflexões nas diversas áreas de atuação de profissionais que quiserem fazer uso deste tipo de meio interventivo. As possibilidades ainda acrescidas dentro do fazer da Psicologia como Ciência em processo constitutivo só tendem a despontar.Item A multidisciplinaridade na educação: reflexões em tempos de pandemia no contexto escolar(2024) Cordeiro, Solano Pinto; Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Cruz, Luiz Marcelo MagalhãesO presente estudo tem por objetivo compreender quais tipos de Reflexões a Multidisciplinaridade na Educação pôde gerar em tempos de pandemia no contexto escolar. O método deste artigo se delimita através do caráter de revisão bibliográfica adicionada ao viés documental quantitativo e qualitativo, ou seja, os dados fornecidos ao longo da estruturação deste, foram elencados por meio de leitura e análise. Ademais, foram criados critérios de inclusão e exclusão para que os dados fossem tratados de maneira concisa. Através da discussão e análise de dados foi percebido que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) ganharam espaços e começaram a fazer parte das estratégias emergenciais para suplementar o desdobramento do ensino remoto devido a pandemia de Covid-19. Houve também discussão elucidativa a respeito do fazer das Equipes Pedagógicas e a inserção do Psicólogo na Educação Básica. Por meio deste estudo, pode-se perceber que em contrapartida das TDICs o sistema socioeconômico apontou a desigualdade no acesso aos serviços tecnológicos, bem como, à políticas públicas voltadas para ambiente educacional na atualidade nacional e por fim, o exíguo fomento à atuação do Psicólogo Escolar e a grande importância das Habilidades Socioemocionais delegados pela Base Nacional Curricular Comum.Item Ansiedade na vida universitária: sofrimentos invisíveis(2024) Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães (org.); Cordeiro, Solano Pinto (org.); Souza Junior, Sidnei Nogueira de (org.)Este estudo objetiva descrever um dos sofrimentos invisíveis que ocorre constantemente no contexto universitário, visto que muitos jovens acabam sofrendo antecipadamente a questões que, porventura, podem ou não acontecer em suas vidas. Como exemplos: ansiedade sobre um futuro incerto, seja a curto prazo, quando diz respeito ao cumprimento das exigências na universidade, como a longo prazo, quando vislumbram a vida profissional, devido à falta de prática ou de conhecimento suficientes para exercerem sua profissão; ou ainda, como conquistar um resultado financeiro digno, em detrimento da formação profissional e outros aspectos semelhantes ligados ao futuro profissional. Assim, a ansiedade pode se manifestar na vida de um indivíduo de diversas formas, parecendo, muitas vezes, apenas um estresse, quando, na verdade, trata-se de um transtorno que pode ser tratado com medicamentos, psicoterapia e/ou mudanças no estilo de vida. Por isso, essa cartilha foi desenvolvida, visando estimular positivamente uma reflexão sobre essa problemática, através de uma mensagem de conforto e tranquilidade aos diversos universitários que sofrem com a ansiedade.Item Baú de sentidos(2024) Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Cordeiro, Solano Pinto; Tavares, Karolaine BarrosoNão há um modo único de escrever. Não queremos rima e nem métrica. Queremos falar o que vem da alma, do jeito que vem. Esse compilado de poemas não quer ser estético. Nem tão pouco quer aprovação. Retomamos nessa construção que “disciplinas são apenas um delimitante, assim como o tempo”. Mas a arte é como sensibilidade, sentimento, é intuitiva. Assim, essa produção busca escrever sobre dádivas. Sobre todas as dádivas que estão em nossas mãos, amor e arte.Item Caminhos azuis: orientações pedagógicas e técnicas para o relacionamento com as pessoas com transtorno do espectro autista - TEA(2023) Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Azevedo, David Azulay deO Programa de Acessibilidade e Inclusão define-se como um projeto em constante atualização, buscando desenvolver ações para a acessibilidade dos acadêmicos e colaboradores com deficiência física, intelectual ou sensorial, para que o acadêmico ou colaborador com deficiência possa usufruir, com autonomia, facilidade e dignidade, dos espaços e atividades acadêmicas em geralou laborais. AFaculdade Boas Novas realiza ações de acessibilidade e inclusão por meio do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico – NAAP, que tem por objetivo inserir na realidade acadêmica/institucional a pessoa com deficiência, no que diz respeito a participação deste em quaisquer atividades oferecidas pela Instituição, de forma a possibilitar acessibilidade dentro das dependências da Faculdade. De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, no Artigo 101, Capítulo I, acessibilidade e inclusão “[…] é a condição de alcance para a utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência”.Item Cartilha de prevenção ao transtorno relacionado à substâncias(2023) Cordeiro, Solano Pinto (org.); Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães (org.); Souza Junior, Sidnei Nogueira de (org.)Esta cartilha foi elaborada com o objetivo de prevenir os comportamentos disfuncionais relacionados ao transtorno por uso de substâncias, bem como as suas consequências, como acidentes de trânsito, violência doméstica, tráfico de drogas, homicídios e suicídios.Item Conversa de dedos(2024) Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Cordeiro, Solano Pinto; Tavares, Karolaine BarrosoConversa de dedos surge dos devaneios das músicas tocadas e cantadas no clarão da aurora de nossos dias. Ao som de nosso violão entristecido pela ausência do ser amado. Os dedos que conversam deslizam nas palavras tocadas pelos sons que recuperam a fragilidade de nossa alma. Poemas escritos por mãos que em momentos deslizam as cordas do violão. Em outras horas, digitam as inspirações nas teclas do celular. Para que nenhuma dor se perca. Afinal, o devaneio da dor nunca tem hora para chegar. E assim, ao sofrer angústias, prosseguimos no consolo da arte imaginada e literária, dividindo entre nós, amigos, essas dores e devaneios da escrita.Item Desenvolvimento das habilidades socioemocionais para estudantes da educação infantil(2023) Nascimento, Elaine Cristina de Sousa; Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Lima, Maria José Costa; Silva, Anderson Lincoln Vital daO presente estudo buscou investigar em artigos e livros que se referem sobre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em estudantes da educação infantil, as possibilidades de desenvolvimento de tais habilidades, a partir dessa fase escolar, apontando-se como principais autores Goleman (1995; 2011) e Abed (2014), fundamentado também na Base Nacional Comum Curricular (BNCC. Apresentando-se então, como questão central, de que forma o ensino na educação infantil, por meio de práticas pedagógicas poderá contribuir na formação e desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes da Educação Infantil. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, documental por meio de uma utilização sistemática das obras pesquisadas, na qual buscou-se problematizar a discussões teóricas com as realidades da prática em educação infantil, sempre por meio de reflexões discursivas interdisciplinares ou transdisciplinares tendo como objetivo geral apresentar a Base Nacional Comum Curricular como um importante norteador na construção da compreensão das habilidades socioemocionais na educação básica. Os resultados indicam possibilidades de elaboração de práticas pedagógicas eficazes para a promoção e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais desde a educação inicial, como orientado na BNCC (2017), verificando-se perspectivas a partir de experiências na educação infantil de maneira que a criança aprenda e desenvolva o reconhecimento de suas emoções, aprendendo os campos de experiência destacadas pela BNCC como o “eu, o outro, nós‘’ que consiste em observar por exemplo as expressões dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções, além de aprender a respeitar e conhecer regras de convívio social manifestando respeito e empatia pelo outro, a partir da formação das habilidades socioemocionais na educação infantil.Item Do chão à paixão: projeções(2024) Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Cordeiro, Solano Pinto; Tavares, Karolaine BarrosoO amor é a princípio uma possibilidade de sair de si mesmo. Ainda que não sejamos correspondidos. É preciso falar do amor. De suas representações, de suas identidades. Amor é a possibilidade de expressão de vida e morte, habitáveis em nós. De um bem querer que nos alcança. Mas de uma distância que nos fere. Sútil, brega, inútil. Não se pode afirmar. O sentimento é único e intransponível. Pena que quando amo o outro nunca lembro que amo mais o que está em mim, do que o que está no outro. Apenas não sei ver isso...Item Escola Bíblica Dominical no PECC: um projeto de aperfeiçoamento da educação cristã na IEADAMLima, Maria José Costa; Brandenburg, Laude ErandiItem Mulheres em flores-ser acolher-dor(2024) Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Cordeiro, Solano Pinto; Tavares, Karolaine BarrosoEssa construção desconstruída se arrisca a dizer de experiências de amor, desafetos, afetos, laços e nós no e do universo feminino. Da menina das meias ao sorriso da que se arrisca gaia. Da boneca de porcelana a inesquecível e inalcançável deusa de ébano... Do Sol que todo ano volta ao porto de Manaus, mas ela não está mais lá. Seu barco partiu e se perdeu na imensidão. Regressa a Oriximiná, na esperança do colo materno para acalmar suas dores. “Perdão! Ela não volta, meu filho. Acalente-se aqui com o mingau de farinha da mãe. Tudo, filho, já dizia seu mestre, é desamparo inicial...”Item O refúgio nas palavras(2021) Cordeiro, Solano Pinto; Tavares, Karolaine BarrosoOs autores deste compilado de poemas são nobres poetas e pensadores manauaras, estes se utilizam dos ambientes que estão presentes nos contextos do imaginário que foi construído a partir de suas vivencias e experiências. Não obstante, o imaginário aparece sendo materializado a partir das palavras, que por sua vez tomam formas, lugares, aromas, cores, texturas, sons, sabores, que ora são anacrônicos, temporais, atemporais, e dentre outros que compõem processos estruturantes dentro de suas historicidades. Uma mistura que dá margem para que o leitor adentre em espaços da ficção e da fantasia ou realidade.Item Políticas públicas, musicoterapia e pessoas em situação de rua(2020) Leitão, Consuelena Lopes; Cordeiro, Solano Pinto; Araújo, Wender Félix deRealizaremos uma análise a partir da fenomenologia, mas especialmente a logoterapia, com a vontade de sentido sendo uma possibilidade de olhar para essa população como aquela que tem direito de acesso a cidadania, como tentativa de desmistificar estigmas que essa população carrega.Item Prevenção ao suicídio: como prevenir e buscar ajuda?(2023) Cruz, Annabelle Pena Lima Magalhães; Cordeiro, Solano Pinto; Souza Junior, Sidnei Nogueira deCartilha de orientações do Curso de Psicologia quanto à prevenção ao suicídio.Item Relatório da Responsabilidade Social da Faculdade Boas Novas - 2024: um legado de compromisso social(2024-11) Cordeiro, Solano Pinto; Reis, Wilce Jane Nazaré; Azevedo, David Azulay de; Vargas, Fátima Medianeira Flores de; Valente, Isabel Conceição da SilvaNo ano de 2024, no dia 09 de novembro, a Faculdade Boas Novas realizou O Dia da Responsabilidade Social. Onde foram oferecidos vários serviços a comunidade. A Faculdade Boas possui um legado voltado para a Responsabilidade Social, e todos os anos firma esse compromisso social, pois reconhece que é preciso unir forças para fazer diferença na vida das pessoas, sendo um reflexo dos valores da Instituição, para que juntos se possa construir um futuro mais justo e solidário, por isso, elenca seus trabalhos sociais com vários parceiros, para assim dar suporte oferecer cuidados em diversas áreas tanto a comunidade acadêmica, quanto a sociedade em geral.Item Sentidos aleatórios(2024) Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Cordeiro, Solano Pinto; Tavares, Karolaine BarrosoAs escritas que aqui se entrelaçam, nasceram de fontes diversas. São expressões de algumas almas humana, suas motivações, encantamentos, reflexões, aprendizagens, travessias e recomeços. Brotam de inspirações pequenas e grandes. Invisíveis. Brilhantes. Enigmáticas. São jogos de palavras. Palavras em jogo que florescem. São parte de artes talvez muito particulares... Artes também coletivas. Expressões poéticas de experiências em movimento, onde tudo é aleatório. Como muitas vezes, a vida é. Não busque toda hora sentidos e respostas. Apenas se expresse, poeta!