Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 114
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A afetividade no processo de ensino e aprendizagem(2022) Ferreira, Daiane do Nascimento de Souza; Araújo, Maria José Rodrigues deEsta pesquisa buscou fundamentar-se na afetividade e nas práticas pedagógicas durante o processo de ensino, sem esquecer de buscar compreender os reflexos no processo de ensino-aprendizagem. Com isso o artigo relata a respeito da afetividade, visto que se constitui uma temática bastante discutida no ambiente escolar. A afetividade quando valorizada dentro do processo ensino-aprendizagem traz inúmeros benefícios aos seus agentes, especificamente para o professor oferece confiança, a sensibilidade e o manejo necessário para entender o que seus alunos estão sentindo em determinados momentos e ainda a habilidade e competência para encontrar possíveis soluções para certos conflitos. Por meio da reflexão a respeito de conceitos elaborados pelas perspectivas piagetianas e vigotskyana procura-se superar a dicotomia entre cognição e afetividade presente nas escolas. A relação entre sujeito e objeto, desenvolvimento e aprendizagem estão permeados de afeto, pois a interação entre o organismo e o meio social se dá de forma interativa, por meio de influências mútuas que envolvem todos os aspectos do ser humano e não apenas o cognitivo. A afetividade ocupa lugar de destaque dentro do processo educacional e a maneira como ela acontece pode ser decisiva na concepção de mundo e de ser humano construída pelo aluno, assim como na sua reelaboração do conhecimento culturalmente organizadoItem A alfabetização dos educandos surdos no ensino regular(2023) Pinto, Leilany Jussara Dias; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaO trabalho a ser apresentado é um estudo que busca conscientizar a sociedade brasileira, acercar do processo de alfabetização dos educando com surdez, visando esse aprendizado na idade correta. E para entendermos melhor sobre o assunto, o presente artigo discorre sobre uma breve narração de fatos históricos, que culminaram no nosso dia-a-dia educacional mais inclusivo. E como se faz necessário o interprete de LIBRAS, nas salas de aula do Ensino Regular, e que tal presença é algo assegurado por lei. A importância da inserção dos educandos com surdez nessas turmas regulares, para o seu pleno desenvolvimento psicossocial. Demonstrando também os desafios enfrentados pelos professores, e como eles podem contornar essa problemática, através de metodologias adaptadas.Item A atuação do intérprete de libras no processo de inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental(2023) Silva, Sônia Guimarães; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaA educação especial de surdos e a inclusão dos mesmos nas escolas regulares de ensino tem sido uma temática bastante discutida na sociedade e principalmente no meio educacional. Diante disso, o presente artigo busca descrever como acontece a atuação do intérprete de Libras no processo de inclusão do aluno surdo no contexto escolar e as dificuldades que os mesmos vivem neste processo de inclusão bem como a importância do uso das tecnologias assistivas como recurso no processo de educação. Para a realização deste trabalho, foram utilizadas pesquisas exploratórias, envolvendo levantamentos bibliográficos, como artigos, monografias, dissertações, documentos e pesquisa feita com docentes de uma escola municipal na cidade de Manaus, Amazonas. Essa pesquisa objetivou investigar sobre as dificuldades do aluno surdo em sala de aula e as contribuições do intérprete de Libras no processo de inclusão deste estudante, buscando resultados que auxiliem com este projeto de forma positiva e produtiva em busca da igualdade social do aluno surdo durante seu processo de formação.Item A educação ambiental nas séries iniciais: a integração sustentável entre o educando e a natureza(2022) Silva, Marilene da Silva e; Ribeiro, Reyth da CunhaO objetivo deste artigo é apresentar conceitos sobre a Educação Ambiental no Ensino Fundamental I, com foco na integração sustentável entre o educando e a natureza. A humanidade tem gastado os recursos naturais de forma inconsequente como se a mesma fosse uma fonte de riqueza infinita. De fato, o agravamento do meio ambiente feito pela sociedade atual, tem tomado proporções tão desastrosas que se faz necessária uma conscientização mais elaborada na população em geral. O homem é o único indivíduo que consegue transformar a natureza a seu favor, e quanto mais ele se desenvolve, mais essa relação se estreita. Esse convívio deve ser equilibrado para que não haja o esgotamento das fontes de matéria-prima. É preciso entender que o homem faz parte da natureza, uma vez que destrói a natureza, ele está destruindo a si mesmo. Partindo desse conceito é essencial que ocorra uma mobilização nas series iniciais, todavia, as abordagens deste projeto serão realizadas e enfatizadas a partir do ensino fundamental. Logo, apurar na criança no decorrer de seu processo de aprendizagem a ação de atentar para as implicações ambientais, e inserir valores que agregam em benefícios para o cabedal de conhecimentos da criança, incluindo benefícios em prol do futuro de todos, traz um benefício mútuo para todos os envolvidos nesta causa. A educação Ambiental é uma área de conhecimento que estuda e transmite um processo de conscientização a respeito dos problemas ambientais e como combate-los, conservando as reservas naturais e ajudando a não poluição do meio ambiente em todo o mundo.Item A educação ambiental no ensino fundamental I(2022) Sousa, Deriele Ferreira de; Ribeiro, Reyth da CunhaA educação ambiental nas escolas é algo muito relevante, pois através dela as crianças passam a ser mais conscientes sobre seus deveres em proteger e preservar o espaço onde cada uma vive, e isso é algo que podemos a plicar em nosso conteúdo dentro de sala de aula com muita facilidade, e cabe ao professor passar esses assuntos aos seus alunos desde cedo, para que assim o mesmo possa crescer e se tornar um adulto mais consciente e que respeita o lugar onde vive. O aluno deve conhecer o ambiente em que vive a fim de compreender as relações sociais e entender seus direitos e deveres para com os lugares e as pessoas ao seu redor, o professor tem que entender que o seu aluno é um ser ativo dentro de sua sociedade, e cabe a ele dá um bom exemplo aos mais velhos, pois, talvez esse conhecimento ambiental não foi passado de uma maneira boa para eles, e cabe ao aluno ativo em sua sociedade conscientizar a todos sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente. Educação é uma prática formativa, é o espaço onde a formação transcorre de forma planejada e intencional dentro de sala de aula, cujo ideal é um direito universal. Pois a escola é um elo do ambiente-mundo em que vivemos, todo este contexto fortalece o reconhecimento do papel transformador e emancipatório da Educação Ambiental, onde cada criança cresce aprendendo que o meio ambiente saudável gera pessoas saudáveis, e assim possamos ter um ambiente melhor de se viver.Item A educação de surdos na perspectiva do atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais(2023) Peixoto, Luana Dias; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaO presente estudo tem como apresentar a educação dos surdos, na perspectiva do atendimento especializado. A educação para os surdos ao longo dos anos passa por muitos desafios e conquistas relacionados as questões sociais e educacionais. Os desafios das escolas em atender a demanda dos surdos estão atrelados a estrutura física, recursos pedagógicos e a falta de investimentos e formação dos docentes que atuam nesta área de atuação. Neste sentindo, a pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa bibliográfica, que permite com que seja compreendido como está o andamento da educação dos surdos no país e de que maneira o atendimento especializado contribuiu para o desenvolvimento dos estudantes surdos. Os resultados da pesquisa apresentam o quanto se tem necessidade de incentivo a formação continuada e políticas públicas que possam potencializar o aprendizado de forma inclusiva, entendo-os como pessoas com capacidades de desenvolver na sociedade assim como qualquer outra pessoa na sociedade.Item A Festa do Guaraná: a folkcomunicação nos aspectos do festival(2023) Sousa, Thayna Silva de; Herrera, Hernán José GutiérrezO Festival do Guaraná realizado anualmente no município de Maués, no Amazonas, no norte do Brasil, reflete a riqueza da cultura amazônica, incluindo danças tradicionais, cerimônias religiosas, exibições agrícolas e diversas expressões artísticas. A festividade não apenas ressalta a importância econômica do guaraná, mas também representa uma expressão viva da cultura amazonense, com suas peculiaridades folclóricas e saberes transmitidos de geração em geração. Com isso, a Folkcomunicação pode promover muito a festa do Guaraná através de na estrutura de desenvolvimento local, a Festa do Guaraná em Maués não apenas celebra tradições, mas também serve como um catalisador para o progresso econômico, cultural e social da cidade.Item A gestão de pessoas nas organizações do terceiro setor(2022) Braga, Sabrina Silva; Kim, AlexandreO artigo discute o gerenciamento de pessoas em organizações sem fins lucrativos. Diante disso, o objetivo geral da pesquisa é analisar a importância desse tema em organizações do terciário para o atendimento de recursos. Esta pesquisa é classifica como descritiva, realizada através de uma revisão de literatura, fundamentada nas publicações da área da administração, com a utilização de dissertações, teses, artigos científicos entre outros. Em relação abordagem das informações encontradas, utilizou-se tratamento qualitativo, na qual obtém uma compreensão das razões, opiniões e motivações subjacentes. A importância deste estudo pode ser vista na compreensão de como as pessoas se comportam em organizações do terceiro setor para a percepção de recursos, uma vez que esses comportamentos aumentam sua produtividade, ganhos, rentabilidade, qualidade entre outros fatores.Item A importância da educação ambiental nos anos iniciais para despertar no discente consciência sustentável e agente transformador da sociedade(2022) Ribeiro, Alciélio de Oliveira; Borges, Katya Regina Souza de AraújoAs questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, enfatizando-se como uma relevante preocupação sobre os recursos sustentáveis e os grandes impactos causados pela ação do homem na natureza. O presente trabalho reflete na relação da educação escolar com o meio ambiente, contribuindo para a preservação e conservação da consciência ecológica durante a formação de discentes nas séries iniciais do Ensino Fundamental l. Objetiva-se, assim, mostrar a relevância da educação ambiental nas series iniciais para formação de cidadãos críticos e transformadores da sociedade. Para isto, foram utilizadas pesquisas de caráter bibliográfico, na tentativa de enfatizar a importância da inserção da educação ambiental nas séries iniciais e, desta forma, auxiliar no processo de preservação e conservação da natureza, conduzindo o indivíduo a devida percepção para examinar e julgar os meios naturais que o envolvem. É por meio da atuação coletiva e individual, intervindo no funcionamento excludente desigual das economias capitalistas, que hoje os grupos que vivem sob vulnerabilidade social podem ampliar a democracia e a cidadania, e esta fonte de deveres sustentáveis começa na escola.Item A importância da ética nas relações de trabalho(2022) Guimarães, Darcir Alves; Kim, AlexandreOs processos de mudanças que estão acontecendo de todas as proporções no planeta, atualmente, requerem das organizações uma adequação rápida para que possam continuar sobrevivendo, isto é, existe uma grande necessidade de que haja um processo que assegure a elas o sucesso e a sobrevivência, e isso tem sido posto em prática com o auxílio da ética no trabalho no dia a dia; assim obedecendo a um conjunto de normas, pelo qual uma pessoa deve ser instruída. O presente trabalho refere-se a uma pesquisa que buscou analisar como a honestidade pode ser utilizada nas relações de trabalho e qual a sua importância, com o intuito de detectar os princípios morais, analisar as vantagens de ser uma empresa integra e mostrar como usar a mesma dentro do setor de trabalho. A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica básica de caráter qualitativo, explorativa, mediante o estudo e análise de artigos científicos, livros publicados e monografias.Item A importância da ludicidade no ensino da matemática na educação infantil(2022) Vidéo, Valéria Diniz; Rodrigues, Gabriel da SilvaO presente estudo trata sobre a ludicidade no ensino da matemática na educação infantil nas séries iniciais, partindo da conjectura de que tais ferramentas oferecem suporte pedagógico que contribuem positivamente para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, trabalhar com o lúdico nos anos iniciais é essencial, aplicado à matemática poderá proporcionar um aprendizado mais prazeroso. Contudo, será por meio de brincadeiras e jogos lúdicos, que a criança se envolve na atividade, a partir daí o professor conseguirá desenvolver as habilidades de seus alunos, dando-lhes a oportunidade de criatividade, fornecendo a criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecedor para o seu conhecimento. Nesse aspecto vale ressaltar a importância da aprendizagem com brincadeiras e jogos, pois não devem ser vistas somente como atividades lúdicas, ou como resgate da infância, mas, sobretudo, que as crianças aprendem matemática, de maneira mais fácil, sendo que quando o professor promove situações de confronto através das brincadeiras e jogos à aprendizagem ocorre de maneira significativa. Desse modo, as brincadeiras e jogos são como instrumentos de estratégias na aplicação do ensino em sala de aula, motivando a atenção e o raciocínio lógico, fatores indispensáveis nos estudos da matemática, portanto, a aplicação do lúdico nas aulas é vista como uma possibilidade que ajuda na quebra de bloqueio existente entre aluno, professor, e a matemática, favorecendo uma qualidade melhor de ensino para se, obter resultados positivos que impliquem numa aprendizagem significativa.Item A importância da relação da família e escola na formação do discente(2022) Melo, Danielle Ferreira de; Borges, Katya Regina Souza de AraújoA formação acadêmica do discente passa por um processo em que a família e escola desempenham um papel muito importante. É nesse contexto que o presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância da relação família escola no processo de aprendizado do discente. Relação essa de suma importância para o desenvolvimento da criança, pois tudo se inicia no meio familiar, onde os pais têm o papel educar, dar afeto, atenção às necessidades básicas da criança, auxiliando e acompanhando seu desempenho escolar. A escola procura desenvolver as habilidades cognitivas, sociais e socioemocionais do educando e está sempre disponível para atender e buscar apoio da família quando o aluno não apresenta um bom desempenho escolar. Entre os fatores que dificultam a boa comunicação entre família e escola é o fato de alguns pais terceirizarem seu papel na educação dos filhos, devido ao trabalho que exercem e não conseguirem acompanhar o desempenho escolar dos filhos. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico, onde foi discorrido sobre o papel da família, da escola e a importância da relação família e escola na formação do educando de acordo com teóricos. Com base no que foi exposto, se comprova que escola e família devem caminhar juntos no processo de formação integral do educando, pois, com essa parceria todos ganham, a família, o discente e a escola, toda a dedicação irão gerar resultados satisfatórios e que valem muito a pena investir com bastante atenção.Item A importância das estratégias de marketing digital para as microempresas na pandemia(2020) Costa, Jackeline Pereira; Souza, Nathalya Kelem Oliveira de; Leite, Yasmin Duarte; Holanda, Ingrid da SilvaO presente artigo aborda sobre a utilização do marketing digital e sua importância como ferramenta estratégica para adaptação das organizações frente às mudanças resultantes da pandemia do covid-19. Com ênfase nas cinco estratégias: mídias sociais, e-mail marketing, inbound marketing, links patrocinados e marketplace, visa-se demonstrar a possibilidade de aprimoramento e melhoria das empresas, alavancando as vendas, fidelizando clientes e atraindo novos e possibilitando maior chance de sobrevivência no mercado. Para a realização e fundamentação do mesmo, foi utilizada o tipo de pesquisa bibliográfica, reunindo informações e referências que serão utilizadas como base para o tema. Portanto, conclui-se que o marketing digital aumenta a consolidação no mercado e proporciona um diferencial competitivo, garantindo maior precisão na interação com o cliente.Item A importância do brincar para a aprendizagem na educação infantil(2023) Cunha, Ewellyn Barbosa; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaO tema principal deste artigo é a importância do brincar na educação infantil. É um estudo teórico baseado em diversos autores que falam sobre esse tema. As crianças formam suas identidades através da brincadeira. Porque brincar é importante para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Através da brincadeira, as crianças aprendem de maneiras divertidas e interessantes e fornecem a motivação necessária para uma boa aprendizagem e se tornarem adultos maduros, confiantes e imaginativos. O objetivo deste estudo é mostrar que a brincadeira não apenas diverte as crianças, mas também é importante para desenvolver relacionamentos mais criativos e melhores nas crianças, ou seja, seus aspectos cognitivos.Item A influência e o papel da igreja cristã na sociedade brasileira(2022) Araújo, Vanja Orica Nogueira de; Bett, Geneci BehlingO presente artigo tem como proposta analisar a influência e o papel da igreja cristã na sociedade brasileira. Partindo do pressuposto que a igreja tem papel de grande relevância dentro da sociedade, afinal ela influência a cultura, a política e as leis. No Brasil por exemplo, é sabido que desde sua colonização teve uma relação intrínseca com a religião cristã. A igreja católica dominou o Brasil até o surgimento da República, quando então com a Constituição Federal 1891 separou Estado e Igreja. Contudo, nossa sociedade como é percebido na atualidade, ainda recebe influência da igreja cristã em todos os aspectos sociais. Nossas leis são moldadas de acordo com os princípios cristãos. Nosso calendário oficial é disposto e possui datas religiosas relacionados ao catolicismo. E em dias atuais observamos claramente como a igreja tem poder para promover um candidato político. Desse modo, ao analisarmos nossas estruturais sociais e descortinar a cultura brasileira notamos que a igreja cristã atual tem propriedade para influenciar e promover diferentes aspectos sociais.Item A inserção da músicas educativas como estratégia de trabalho docente no desenvolvimento do aprendizado infantil(2022) Macedo, Susy Carla Bernardes; Ribeiro, Reyth da CunhaEsta pesquisa tem por objetivo compreender a música no processo de ensino da criança e perceber suas contribuições para o corpo, gestos e movimento na Educação Infantil analisada a partir de dados teóricos como uma pesquisa bibliográfica. Onde é notório que a escola tem buscado aperfeiçoar constantemente e os moldes educativos dentro da música para assim promover um conhecimento mais atrativo para os alunos dentro de sala de aula. Dessa forma, faz-se necessário inovar nossa prática educativa no intuito de produzir um aprendizado significativo, trabalhando a música como um instrumento que gere aprendizagem no cotidiano dos alunos. Com a música o professor pode fazer uma discursão sobre o que está sendo antado e assim utilizar a canção como forma de contagem por exemplo, ou até desenvolver a coordenação motora dos mesmo em sala de aula, é algo muito significativo a inserção da música no curriculum escolar, pois a música já faz parte do universo da criança, e cabe ao professor explorar ao máximo para que assim sua aula se torne mais dinâmica e os aluno sintam vontade de estar naquele lugar todos os dias da semana.Item A interface entre teologia e prática pastoral: o papel integral do capelão na dimensão espiritual do cuidado(2023) Cristo, Williams Thomás; Ribeiro, Reyth da CunhaEste estudo explora a complexa interface entre teologia e prática pastoral, concentrando-se no papel integral desempenhado pelo capelão na dimensão espiritual do cuidado. Com o objetivo geral de investigar como a teologia molda a abordagem do capelão na prestação de assistência espiritual, com destaque para a importância da compreensão teológica na orientação de práticas pastorais significativas. Quanto aos objetivos específicos, buscam examinar como as bases religiosas influenciam a visão de mundo do capelão, e sua compreensão da natureza humana e abordagem ao cuidado espiritual em contextos diversos; elencar a prática pastoral, analisando casos de estudo e entrevistas com capelães em diferentes cenários; compreender como estes profissionais capelães integram seus conhecimentos teológicos na prática diária. Além disto, o estudo explora as estratégias adotadas pelos capelães para facilitar a expressão da espiritualidade dos indivíduos em situações de crise e vulnerabilidade. Os resultados destacam a importância de uma sólida formação teológica na capacitação do capelão, permitindo-lhe articular uma visão coerente e sensível às necessidades espirituais das pessoas sob seus cuidados. Conclui-se que a integração efetiva entre teologia e prática pastoral potencializa o impacto positivo do capelão na dimensão espiritual do cuidado, promovendo uma abordagem holística e compassiva no auxílio aos que enfrentam desafios existenciais e crises pessoais. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada do papel do capelão na interseção entre teologia e prática, enfatizando a relevância desta abordagem na promoção do bem-estar espiritual nas diversas esferas da sociedade.Item A leitura e o processo de alfabetização nos anos iniciais: reflexões sobre a ação docente(2023) Silva, Raimunda Batista da; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaA relação entre a leitura e a alfabetização é uma das etapas fundamentais para o início da vida escolar de um indivíduo, pois é por meio delas que o sujeito aprende a decifrar os códigos alfabéticos de maneira holística para conseguir fazer a interpretação do que se lê, se tornando o principal responsável da sua própria história. O presente artigo tem como principal objetivo apresentar a relação entre a leitura e o processo de alfabetização nos anos iniciais, com base nos conceitos de leituras, históricos relacionados sobre leitura no Brasil e no mundo, embasada nos documentos norteadores bem como alguns métodos implícitos neles. Portanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica qualitativa acerca do tema abordado, a partir disto conclui-se que a relação da leitura e a alfabetização são de suma importância no favorecimento do desenvolvimento cognitivo e social do sujeito e, través das trocas sociais facilita os resultados esperados na alfabetização tornando o sujeito consciente de seu desenvolvimento.Item A ludicidade como ferramenta do desenvolvimento integral na educação infantil(2023) Lima, Geovana Thais Rodrigues; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaA incorporação da ludicidade na educação como ferramenta desempenha um significativo processo de ensino-aprendizagem e a aquisição de conhecimento necessário. Com enfoque no lúdico no brasil e parâmetros documentais, o lúdico no desenvolvimento integral nos aspectos físicos e emocionais e o lúdico na prática docente. Os dados obtidos foram confrontados com materiais acadêmicos existentes, proporcionando uma análise aprofundada da realidade desses resultados, ressaltando que a ludicidade está cada vez mais presente nos documentos que orientam o processo educacional em todo o Brasil, incluindo a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa propõe investigar a ludicidade como ferramenta do desenvolvimento integral na educação infantil. Pretende-se, assim, consolidar a prática lúdica como uma proposta pedagógica indispensável no contexto escolar, possibilitando que os alunos ampliem seu conhecimento junto a sociedade em que estão inseridos.Item A modernidade líquida e o aconselhamento pastoral(2023) Fernandes, Breno de Souza; Valente, José Fábio BentesEste trabalho de conclusão de curso trata sobre como é o aconselhamento pastoral em tempos cuja fragmentação de ideários está cada vez mais presente nas tessituras da sociedade. Sua problemática envereda-se em analisar como o aconselhamento pastoral em meio a uma pluralidade de conceitos, potencializa-se a luz do evangelho de Cristo. A metodologia utilizada foi do tipo bibliográfica, haja vista possuir uma gama de obras do campo acadêmico que inferem sobre essa temática aqui abordada. Os objetivos específicos tratados são: Identificar as definições e as diferenciações de tipos de aconselhamentos; descrever quais são os possíveis tipos de aconselhamento pastoral; e analisar como é o aconselhar em mundo cuja vicitudes dos fatos estão cada vez mais fragmentadas. Dos resultados esperados nessa pesquisa constata-se que em um mundo plural cada vez mais particionado, onde não há verdade e sim verdades em cada estado de Ser, o evangelho de Cristo surge como uma ferramenta eficaz para dar diretrizes para as pessoas que se encontram confusas em muitas questões do dia a dia.