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    A interconexão da psicologia e do serviço social no contexto da terapia comunitária
    (2024) Cordeiro, Solano Pinto; Conceição, Maria do Perpetuo Socorro Nascimento; Rodrigues, Giovanni Tavares; Xavier, Lais Jeconias de Sena; Simões, Maria de Jesus de Souza e Silva; Alves, Silvia Rejane Oliveira dos Santos
    O estudo em questão destinou-se a compreender como ocorre a interconexão da Psicologia e do Serviço social no contexto da Terapia Comunitária, bem como, os papeis que cada área de atuação exerce frente à comunidade e suas ferramentas de intervenção. Este trabalho delineou-se por meio do método de revisão bibliográfica e, configurou-se em cunho documental quantitativo e qualitativo, pois todos os dados fornecidos ao largo da construção deste, foram alcançados por meio de leitura e análise, realizando-se revisão ordenada com bases de coleta de dados; e, por conseguinte a análise de dados foi feita com base nos critérios de inclusão e exclusão delineadas na metodologia. A partir da análise dos resultados, foi entendido que houve um crescimento gradativo de publicações a respeito do tema proposto e, que a Terapia Comunitária vem ganhando espaço como meio de aproximação e de intervenção no contexto social. Foi elucidado também que, a ontologia popular se apresenta levando em consideração a cultura, a realidade socioeconômica, questões étnicas e dentre outros fatores, bem como, suas contingências, o que propõe um cuidado principalmente ético no cerne da atuação profissional de Psicólogos e Assistentes Sociais como agentes facilitadores, interventivos e, esclarecendo-se seus papeis dentro do processo de atendimento à saúde.
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    Políticas públicas, musicoterapia e pessoas em situação de rua
    (2020) Leitão, Consuelena Lopes; Cordeiro, Solano Pinto; Araújo, Wender Félix de
    Realizaremos uma análise a partir da fenomenologia, mas especialmente a logoterapia, com a vontade de sentido sendo uma possibilidade de olhar para essa população como aquela que tem direito de acesso a cidadania, como tentativa de desmistificar estigmas que essa população carrega.
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    A multidisciplinaridade na educação: reflexões em tempos de pandemia no contexto escolar
    (2024) Cordeiro, Solano Pinto; Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Cruz, Luiz Marcelo Magalhães
    O presente estudo tem por objetivo compreender quais tipos de Reflexões a Multidisciplinaridade na Educação pôde gerar em tempos de pandemia no contexto escolar. O método deste artigo se delimita através do caráter de revisão bibliográfica adicionada ao viés documental quantitativo e qualitativo, ou seja, os dados fornecidos ao longo da estruturação deste, foram elencados por meio de leitura e análise. Ademais, foram criados critérios de inclusão e exclusão para que os dados fossem tratados de maneira concisa. Através da discussão e análise de dados foi percebido que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) ganharam espaços e começaram a fazer parte das estratégias emergenciais para suplementar o desdobramento do ensino remoto devido a pandemia de Covid-19. Houve também discussão elucidativa a respeito do fazer das Equipes Pedagógicas e a inserção do Psicólogo na Educação Básica. Por meio deste estudo, pode-se perceber que em contrapartida das TDICs o sistema socioeconômico apontou a desigualdade no acesso aos serviços tecnológicos, bem como, à políticas públicas voltadas para ambiente educacional na atualidade nacional e por fim, o exíguo fomento à atuação do Psicólogo Escolar e a grande importância das Habilidades Socioemocionais delegados pela Base Nacional Curricular Comum.
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    A interdisciplinaridade teórica nas práticas emergentes da psicologia no contexto da atenção secundaria direcionada a atuação do serviço de saúde mental de uma policlínica da cidade de Manaus-Am
    (2024) Cordeiro, Solano Pinto; Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães
    O presente estudo tem por objetivo Compreender como a Interdisciplinaridade Teórica nas práticas emergentes da Psicologia no contexto da atenção secundária direcionada a atuação do serviço de Saúde Mental em uma Policlínica da Cidade de Manaus-AM. Metodologia desta pesquisa concerne a senguinte perspectiva, trata-se de uma pesquisa de caráter misto, ou seja, tal pesquisa possui tanto o escopo qualitativo quanto quantitativo. No método qualitativo busca-se evidenciar e clarificar sentidos e significados atribuídos às falas dos sujeitos a partir de análises discursivas. Ademais forma criados critérios de inclusão e exclusão para que os dados fossem tratados de maneira concisa. Através da discussão e análise de dados foi percebido a partir das amostras coletadas os usuários dos serviços da Policlínica em questão, aderiram de forma significativa ao método de intervenção baseado na Interdisciplinaridade Teórica. Visto que os resultados apontaram para números a cima da media estabelecida. Deste modo, pode-se conjecturar que, a eficácia desta forma de abordagem é deveras imprescindível para adequação interventiva no espeço clinico de atenção secundaria no que cerne a Saúde Mental. As intervenções mostraram resultados favoráveis ao processo, possibilitando o entendimento de cada procedimento e também estabelecendo reflexões nas diversas áreas de atuação de profissionais que quiserem fazer uso deste tipo de meio interventivo. As possibilidades ainda acrescidas dentro do fazer da Psicologia como Ciência em processo constitutivo só tendem a despontar.
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    Desenvolvimento das habilidades socioemocionais para estudantes da educação infantil
    (2023) Nascimento, Elaine Cristina de Sousa; Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Lima, Maria José Costa; Silva, Anderson Lincoln Vital da
    O presente estudo buscou investigar em artigos e livros que se referem sobre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em estudantes da educação infantil, as possibilidades de desenvolvimento de tais habilidades, a partir dessa fase escolar, apontando-se como principais autores Goleman (1995; 2011) e Abed (2014), fundamentado também na Base Nacional Comum Curricular (BNCC. Apresentando-se então, como questão central, de que forma o ensino na educação infantil, por meio de práticas pedagógicas poderá contribuir na formação e desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes da Educação Infantil. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, documental por meio de uma utilização sistemática das obras pesquisadas, na qual buscou-se problematizar a discussões teóricas com as realidades da prática em educação infantil, sempre por meio de reflexões discursivas interdisciplinares ou transdisciplinares tendo como objetivo geral apresentar a Base Nacional Comum Curricular como um importante norteador na construção da compreensão das habilidades socioemocionais na educação básica. Os resultados indicam possibilidades de elaboração de práticas pedagógicas eficazes para a promoção e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais desde a educação inicial, como orientado na BNCC (2017), verificando-se perspectivas a partir de experiências na educação infantil de maneira que a criança aprenda e desenvolva o reconhecimento de suas emoções, aprendendo os campos de experiência destacadas pela BNCC como o “eu, o outro, nós‘’ que consiste em observar por exemplo as expressões dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções, além de aprender a respeitar e conhecer regras de convívio social manifestando respeito e empatia pelo outro, a partir da formação das habilidades socioemocionais na educação infantil.