Coleções do Repositório

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 5 de 7

Submissões Recentes

Item
Plano de reestruturação da empresa Toia Bordados no ramo de estamparia na cidade de Urucará-Am
(2017) Souza, Celina Pontes; Costa, Renan da Cunha; Marques, Selma Duque; Serra, Meg Rocha da Cunha
Este plano de negócio tem por finalidade a análise da viabilidade mercadológica e econômica financeira para a reestruturação de uma microempresa na cidade de Urucará, localizada na região leste do estado do Amazonas, com 17.065 habitantes a 282km da capital. A escolha desse projeto foi definida a partir de estudos realizados pelo SEBRAE (2017) a respeito do mercado de estamparias, as considerações do site MUNDO TRANSFER (2017) que aponta um crescimento significativo no mercado brasileiro de estamparia sublimática e transfer, e o levantamento realizado na cidade onde foi identificado a falta de oferta desse tipo de serviço, além de a empresa já atuar no ramo de bordados na cidade, porém sem todos os recursos para este fim e sem maquinário ideal. Estes fatores juntamente com a necessidade de empresas que ofertassem esse tipo de serviço na cidade foram determinantes para que pudéssemos identificar a oportunidade de expansão do negócio. A sublimação é uma das atividades econômicas que vem crescendo significativamente ao longo dos anos, e no Amazonas o número de empresas que trabalham com serviços sublimático tem aumentado de forma expressiva. Com a reestruturação da empresa “Toia Bordados”, passaremos a ofertar produtos temáticos com a qualidade da sublimação, como canecas personalizadas, camisas estampadas para todas as ocasiões, fardamentos escolares e empresariais, assim como firmaremos parcerias com empresas privadas e públicas com o intuito de produzirmos seus fardamentos e brindes. O mercado de estamparia sublimática na cidade de Urucará é um mercado pouco explorado pelos empresários locais, e em virtude disso os urucaraenses que necessitam desse tipo de serviço precisam buscar o serviço em cidades “próximas” que ofertem esse serviço, o que faz com que o custo pelo serviço seja maior que se esse serviço fosse ofertado na cidade. Para que esse plano de reestruturação se torne possível, se fará necessário que busquemos junto os fomentadores do estado incentivos financeiros, pois dessa forma poderemos iniciar a aquisição dos equipamentos necessários, o retorno financeiro esperado se dará a longo prazo e com o mercado pouco explorado a empresa irá ter um crescimento significativo. Com o crescimento da empresa se fará necessário o recrutamento de novas pessoas, o aumento de espaço nas instalações físicas, readequação de espaço aquisição de novos equipamentos de informática e o aprimoramento técnico das pessoas que irão atuar nesse serviço.
Item
Jornalismo de games: a liberdade de pensamento e expressão x interesse empresarial das marcas
(2023) Vasconcelos, Filipe Augusto Abitbol; Ferreira, Cledione Moura
O presente artigo busca mostrar a relação entre o jornalismo de videogames com os interesses empresariais da indústria de jogos eletrônicos, e como esse vínculo pode influenciar na produção de conteúdos jornalísticos. Definido como a cobertura de eventos que envolvem o universo dos jogos eletrônicos, o jornalismo de videogames enfrenta um impasse notório entre os leitores, que é a relação com a indústria do videogame, em parte, a responsável pela criação do jornalismo voltado aos jogos e, também, apoiadora da imprensa. 80% do material publicado em sites são produzidos com o apoio e patrocínio da indústria de jogos, principal fornecedora da matéria-prima. O que permite ter acesso antecipado à novos jogos, novos conteúdos e produtos. Desta forma, a indústria de jogos acaba por interferia na liberdade de expressão e de pensamento do consumidor com mensagens visuais através de banners de anúncios e propagandas pagas em redes sociais. No entanto, as redes sociais e plataformas de vídeo e streaming possibilitam uma maior interação entre leitor e a mídia, tornando o público parte importante na produção de conteúdo no jornalismo games. Para buscar entender a relação entre jornalismo e indústria de jogos utilizou-se como base o conteúdo do site IGN Brasil, um dos maiores do gêreno de jornalismo de games no Brasil. O método de trabalho foi baseado em pesquisa bibliográfica.
Item
Indústria 4.0: contribuições da tecnologia para os postos de trabalho
(2023) Andrade, Daniel Lima de; Aguiar, Larissa da Silva; Ferreira, José Ednaldo Zane
Este artigo investiga as implicações da Indústria 4.0 nos ambientes de trabalho, com foco nas contribuições da tecnologia para os postos de trabalho, visando conhecer métodos positivos de mudança de mentalidade em relação à tecnologia nesse contexto. Utilizando uma abordagem dedutiva, os resultados revelam uma transformação marcante nos ambientes de trabalho devido à implementação da Indústria 4.0. A automação e a integração de sistemas emergiram como eficazes na melhoria da eficiência operacional, resultando na redução de erros, aumento da produtividade e otimização de recursos. A introdução de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) possibilitou a coleta massiva de dados em tempo real, facilitando decisões embasadas em informações precisas e viabilizando a manutenção preditiva para minimizar períodos de inatividade e maximizar a disponibilidade operacional. Em relação aos aspectos humanos, observou-se uma transição nas funções desempenhadas pelos colaboradores, com tarefas repetitivas assumidas por sistemas automatizados e os trabalhadores direcionando esforços para atividades mais estratégicas e criativas, destacando a importância crescente das habilidades socioemocionais e cognitivas no ambiente profissional contemporâneo.
Item
As implicações da pandemia da covid-19 nas atividades do jornalismo da Tv Norte Amazonas
(2023) Silva, Carolina Lima de França; Herrera, Hernán José Gutiérrez
O presente estudo aborda as implicações da pandemia da covid-19 nas atividades jornalísticas da TV Norte AM, com foco na atuação dos profissionais durante o período. O objetivo geral é compreender as adaptações realizadas na redação jornalística da TV Norte AM durante a pandemia. Os objetivos específicos incluem entender o contexto da pandemia no Amazonas, descrever a trajetória da TV Norte AM e analisar o trabalho dos jornalistas do Grupo Norte de comunicação durante a pandemia. A metodologia envolve pesquisas bibliográficas e análises quantitativas e qualitativas, consultando fontes como sindicatos e matérias jornalísticas. Os resultados destacam mudanças na rotina dos jornalistas, impacto pessoal e profissional, e o número de profissionais que perderam a vida devido à doença. Observou-se também a desvalorização da categoria, com demissões e redução de salários. Em suma, o estudo oferece uma visão abrangente das implicações da pandemia na TV Norte AM, concluindo que os jornalistas enfrentaram não apenas o vírus e a desinformação, mas também mudanças significativas em suas práticas e condições de trabalho, enquanto desempenhavam um papel crucial na divulgação segura de informações sobre a pandemia.
Item
A violência doméstica contra mulheres cristãs pentecostais
(2023) Santos, Lais Pena dos; Valente, José Fábio Bentes
A violência doméstica contra mulheres cristãs pentecostais é um fenômeno que apresenta diversas complexidades, por se tratar de um contexto eclesiástico religioso, de suma relevância para os cuidados pastoral e viabilidade para a área da Teologia Prática, como a violência doméstica contra as mulheres cristãs é abordada nas igrejas pentecostais. Quais as providências nos órgãos públicos especializados, essas mulheres cristãs vítimas de violência doméstica, seja ela física e sexual, psicológica e moral, podem tomar, tendo em vista o conhecimento da Lei Maria da Penha. Deste modo a justificativa para a escolha do tema, se deu em razão dos índices alarmantes de violência doméstica contra mulheres, abrangendo de forma teórica e prática quanto as origens da violência doméstica contra mulheres cristãs pentecostais. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos no presente trabalho foi a pesquisa bibliográfica, bem como a análise empírica de dados, sendo utilizados como fonte de pesquisa livros, doutrinas, teses, artigos, matérias jornalísticas, bem como informações constantes em sites de órgãos oficiais, tornando possível todos os cuidados que essas mulheres vítimas de violência doméstica necessitam.