Coleções do Repositório

Comunidades no DSpace

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 5 de 7

Submissões Recentes

Item
Direito Canônico
(2024) Nobre, Anderson da Silva; Carvalho, Daniel Melo de; Almeida, Danrla Rúbea Valcacer de; Vilar, Filemom Xavier Sampaio; Lima Neto, Guilherme Mendonça de; Bragado, Jarbson de Queiroz; Silva, Margelle de Sousa; Silva, Silvia Hayana de Souto; Oliveira, Thalissa Rabelo de
O Direito Canônico é o conjunto de leis que rege a estrutura institucional da Igreja Católica Apostólica Romana. Surge pela necessidade e com propósito de organizar e manter a ordem de acordo com os anseios da sociedade em concomitância com os preceitos divinos estabelecidos e divulgados pela igreja Católica. Este estabeleceu normas que possuem todos os segmentos da vida eclesiástica, bem como as organizações do governo, ensino, culto, disciplina e práticas processuais da Europa, desempenhando nesse sentido um papel considerável na sociedade medieval.
Item
A interconexão da psicologia e do serviço social no contexto da terapia comunitária
(2024) Cordeiro, Solano Pinto; Conceição, Maria do Perpetuo Socorro Nascimento; Rodrigues, Giovanni Tavares; Xavier, Lais Jeconias de Sena; Simões, Maria de Jesus de Souza e Silva; Alves, Silvia Rejane Oliveira dos Santos
O estudo em questão destinou-se a compreender como ocorre a interconexão da Psicologia e do Serviço social no contexto da Terapia Comunitária, bem como, os papeis que cada área de atuação exerce frente à comunidade e suas ferramentas de intervenção. Este trabalho delineou-se por meio do método de revisão bibliográfica e, configurou-se em cunho documental quantitativo e qualitativo, pois todos os dados fornecidos ao largo da construção deste, foram alcançados por meio de leitura e análise, realizando-se revisão ordenada com bases de coleta de dados; e, por conseguinte a análise de dados foi feita com base nos critérios de inclusão e exclusão delineadas na metodologia. A partir da análise dos resultados, foi entendido que houve um crescimento gradativo de publicações a respeito do tema proposto e, que a Terapia Comunitária vem ganhando espaço como meio de aproximação e de intervenção no contexto social. Foi elucidado também que, a ontologia popular se apresenta levando em consideração a cultura, a realidade socioeconômica, questões étnicas e dentre outros fatores, bem como, suas contingências, o que propõe um cuidado principalmente ético no cerne da atuação profissional de Psicólogos e Assistentes Sociais como agentes facilitadores, interventivos e, esclarecendo-se seus papeis dentro do processo de atendimento à saúde.
Item
Plano de reestruturação da empresa Toia Bordados no ramo de estamparia na cidade de Urucará-Am
(2017) Souza, Celina Pontes; Costa, Renan da Cunha; Marques, Selma Duque; Serra, Meg Rocha da Cunha
Este plano de negócio tem por finalidade a análise da viabilidade mercadológica e econômica financeira para a reestruturação de uma microempresa na cidade de Urucará, localizada na região leste do estado do Amazonas, com 17.065 habitantes a 282km da capital. A escolha desse projeto foi definida a partir de estudos realizados pelo SEBRAE (2017) a respeito do mercado de estamparias, as considerações do site MUNDO TRANSFER (2017) que aponta um crescimento significativo no mercado brasileiro de estamparia sublimática e transfer, e o levantamento realizado na cidade onde foi identificado a falta de oferta desse tipo de serviço, além de a empresa já atuar no ramo de bordados na cidade, porém sem todos os recursos para este fim e sem maquinário ideal. Estes fatores juntamente com a necessidade de empresas que ofertassem esse tipo de serviço na cidade foram determinantes para que pudéssemos identificar a oportunidade de expansão do negócio. A sublimação é uma das atividades econômicas que vem crescendo significativamente ao longo dos anos, e no Amazonas o número de empresas que trabalham com serviços sublimático tem aumentado de forma expressiva. Com a reestruturação da empresa “Toia Bordados”, passaremos a ofertar produtos temáticos com a qualidade da sublimação, como canecas personalizadas, camisas estampadas para todas as ocasiões, fardamentos escolares e empresariais, assim como firmaremos parcerias com empresas privadas e públicas com o intuito de produzirmos seus fardamentos e brindes. O mercado de estamparia sublimática na cidade de Urucará é um mercado pouco explorado pelos empresários locais, e em virtude disso os urucaraenses que necessitam desse tipo de serviço precisam buscar o serviço em cidades “próximas” que ofertem esse serviço, o que faz com que o custo pelo serviço seja maior que se esse serviço fosse ofertado na cidade. Para que esse plano de reestruturação se torne possível, se fará necessário que busquemos junto os fomentadores do estado incentivos financeiros, pois dessa forma poderemos iniciar a aquisição dos equipamentos necessários, o retorno financeiro esperado se dará a longo prazo e com o mercado pouco explorado a empresa irá ter um crescimento significativo. Com o crescimento da empresa se fará necessário o recrutamento de novas pessoas, o aumento de espaço nas instalações físicas, readequação de espaço aquisição de novos equipamentos de informática e o aprimoramento técnico das pessoas que irão atuar nesse serviço.
Item
Jornalismo de games: a liberdade de pensamento e expressão x interesse empresarial das marcas
(2023) Vasconcelos, Filipe Augusto Abitbol; Ferreira, Cledione Moura
O presente artigo busca mostrar a relação entre o jornalismo de videogames com os interesses empresariais da indústria de jogos eletrônicos, e como esse vínculo pode influenciar na produção de conteúdos jornalísticos. Definido como a cobertura de eventos que envolvem o universo dos jogos eletrônicos, o jornalismo de videogames enfrenta um impasse notório entre os leitores, que é a relação com a indústria do videogame, em parte, a responsável pela criação do jornalismo voltado aos jogos e, também, apoiadora da imprensa. 80% do material publicado em sites são produzidos com o apoio e patrocínio da indústria de jogos, principal fornecedora da matéria-prima. O que permite ter acesso antecipado à novos jogos, novos conteúdos e produtos. Desta forma, a indústria de jogos acaba por interferia na liberdade de expressão e de pensamento do consumidor com mensagens visuais através de banners de anúncios e propagandas pagas em redes sociais. No entanto, as redes sociais e plataformas de vídeo e streaming possibilitam uma maior interação entre leitor e a mídia, tornando o público parte importante na produção de conteúdo no jornalismo games. Para buscar entender a relação entre jornalismo e indústria de jogos utilizou-se como base o conteúdo do site IGN Brasil, um dos maiores do gêreno de jornalismo de games no Brasil. O método de trabalho foi baseado em pesquisa bibliográfica.
Item
Indústria 4.0: contribuições da tecnologia para os postos de trabalho
(2023) Andrade, Daniel Lima de; Aguiar, Larissa da Silva; Ferreira, José Ednaldo Zane
Este artigo investiga as implicações da Indústria 4.0 nos ambientes de trabalho, com foco nas contribuições da tecnologia para os postos de trabalho, visando conhecer métodos positivos de mudança de mentalidade em relação à tecnologia nesse contexto. Utilizando uma abordagem dedutiva, os resultados revelam uma transformação marcante nos ambientes de trabalho devido à implementação da Indústria 4.0. A automação e a integração de sistemas emergiram como eficazes na melhoria da eficiência operacional, resultando na redução de erros, aumento da produtividade e otimização de recursos. A introdução de tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) possibilitou a coleta massiva de dados em tempo real, facilitando decisões embasadas em informações precisas e viabilizando a manutenção preditiva para minimizar períodos de inatividade e maximizar a disponibilidade operacional. Em relação aos aspectos humanos, observou-se uma transição nas funções desempenhadas pelos colaboradores, com tarefas repetitivas assumidas por sistemas automatizados e os trabalhadores direcionando esforços para atividades mais estratégicas e criativas, destacando a importância crescente das habilidades socioemocionais e cognitivas no ambiente profissional contemporâneo.