Ribeiro, Reyth da CunhaCosta, Priscila Daniele Sampaio da2023-09-272023-09-272023Costa, Priscila Daniele Sampaio da. Alfabetização e letramento: a relação entre alfabetizar e letrar no desenvolvimento do estudante nos anos iniciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas, Manaus, 2023.https://ri.fbnovas.edu.br/handle/123456789/145Este estudo visa identificar, através de uma revisão da literatura, a influência que o ambiente letrado tem sobre a alfabetização dos estudantes dos anos iniciais. Nesse interim, entende-se alfabetização como o processo de aquisição do código escrito e o letramento como a capacidade de o indivíduo apropriar-se da escrita. Para que o indivíduo esteja alfabetizado, ele tem que ser capaz de ler, escrever e ter domínio da língua escrita para se integrar na sociedade. A alfabetização e a prática da leitura de textos, principalmente os infantis, como: contos e fábulas precisam ser estimulados pelo educador e pela família. Tem-se cada vez mais discutido a aplicação de métodos, sejam eles sintéticos ou analíticos, que sejam práticos e eficazes nas escolas atuais. Contudo, a escola necessita criar um ambiente letrado, criar um espaço acolhedor onde o estudante encontre significado e prazer nas funções que desempenha. Por isso a articulação escola/família/comunidade é de vital importância, estreitando os laços e aumentando a rede de apoio. Neste caso, a alfabetização e letramento nos anos iniciais constituem processos complexos que não se resumem ao ler e escrever, mas dizem respeito à integralidade do aluno.ptAlfabetizaçãoEstudanteLetramentoAlfabetização e letramento: a relação entre alfabetizar e letrar no desenvolvimento do estudante nos anos iniciaisArtigo