Reis, Wilce Jane NazaréRibeiro, Reyth da CunhaSilva, Raimunda Batista da2024-02-232024-02-232023SILVA, Raimunda Batista da. A leitura e o processo de alfabetização nos anos iniciais: reflexões sobre a ação docente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas, Manaus, 2024.https://ri.fbnovas.edu.br/handle/fbn/225A relação entre a leitura e a alfabetização é uma das etapas fundamentais para o início da vida escolar de um indivíduo, pois é por meio delas que o sujeito aprende a decifrar os códigos alfabéticos de maneira holística para conseguir fazer a interpretação do que se lê, se tornando o principal responsável da sua própria história. O presente artigo tem como principal objetivo apresentar a relação entre a leitura e o processo de alfabetização nos anos iniciais, com base nos conceitos de leituras, históricos relacionados sobre leitura no Brasil e no mundo, embasada nos documentos norteadores bem como alguns métodos implícitos neles. Portanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica qualitativa acerca do tema abordado, a partir disto conclui-se que a relação da leitura e a alfabetização são de suma importância no favorecimento do desenvolvimento cognitivo e social do sujeito e, través das trocas sociais facilita os resultados esperados na alfabetização tornando o sujeito consciente de seu desenvolvimento.ptAlfabetizaçãoEnsino aprendizagemLeituraA leitura e o processo de alfabetização nos anos iniciais: reflexões sobre a ação docenteArtigo