Reis, Wilce Jane NazaréRibeiro, Reyth da CunhaSilva, Sônia Guimarães2024-02-012024-02-012023SILVA, Sônia Guimarães. A atuação do intérprete de libras no processo de inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas, Manaus, 2024.https://ri.fbnovas.edu.br/handle/fbn/206A educação especial de surdos e a inclusão dos mesmos nas escolas regulares de ensino tem sido uma temática bastante discutida na sociedade e principalmente no meio educacional. Diante disso, o presente artigo busca descrever como acontece a atuação do intérprete de Libras no processo de inclusão do aluno surdo no contexto escolar e as dificuldades que os mesmos vivem neste processo de inclusão bem como a importância do uso das tecnologias assistivas como recurso no processo de educação. Para a realização deste trabalho, foram utilizadas pesquisas exploratórias, envolvendo levantamentos bibliográficos, como artigos, monografias, dissertações, documentos e pesquisa feita com docentes de uma escola municipal na cidade de Manaus, Amazonas. Essa pesquisa objetivou investigar sobre as dificuldades do aluno surdo em sala de aula e as contribuições do intérprete de Libras no processo de inclusão deste estudante, buscando resultados que auxiliem com este projeto de forma positiva e produtiva em busca da igualdade social do aluno surdo durante seu processo de formação.ptAluno com surdezEducação especialIntérprete de librasA atuação do intérprete de libras no processo de inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamentalArtigo