Ribeiro, Reyth da CunhaRibeiro, Jéssika Lima Gonçalves2023-04-122023-04-122022RIBEIRO, Jéssika Lima Gonçalves. Alfabetização de crianças surdas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas, Manaus, 2022.https://ri.fbnovas.edu.br/handle/123456789/86O presente trabalho aborda um tema relevante para a sociedade como um todo que é a alfabetização de crianças surdas, para desenvolver tal assunto, este artigo relata a história das pessoas surdas na sociedade desde a antiguidade onde, as pessoas com surdez eram tidas como pessoas irracionais, pois a sociedade acreditava, de forma geral, que o ato de pensar só era possível devido a fala até os dias atuais, onde já sem avançado muito em inclusão tendo em vista os desafios enfrentados por pessoas surdas. O objetivo é pontuar como se dá alfabetização de pessoas surdas tanto em Libras quanto em Língua Portuguesa, pois é notável que as pessoas surdas escrevem de maneira diferente e aprendem a se comunicar de forma diferente, tem em vista que A Libras, como toda Língua de Sinais, é uma língua de modalidade gestual visual porque utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão; portanto, diferencia-se da Língua Portuguesa, que é uma língua de modalidade oral-auditiva por utilizar, como canal ou meio de comunicação, sons articulados que são percebidos pelos ouvidos. No entanto, ninguém duvida de que o acesso de alunos surdos nas escolas regulares é uma garantia legal conquistada há quase vinte anos. O que se questiona não é o acesso, mas as condições e a qualidade no ensino desses alunos incluídos em classes comuns. Durante todo o processo de nossa prática pedagógica, a incoerência entre a teoria inclusiva e prática existente em toda história da educação, devido ao despreparo profissional, assim como a falta da estrutura escolar.ptAlfabetizaçãoLínguaSurdosAlfabetização de crianças surdasArtigo