Reis, Wilce Jane NazaréRibeiro, Reyth da CunhaDias, Susy Pinto Moura2024-01-182024-01-182023DIAS, Susy Pinto Moura. O lúdico como facilitador da aprendizagem na educação infantil: construindo o saber brincando. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas, Manaus, 2024.https://ri.fbnovas.edu.br/handle/fbn/184O presente artigo abordará a importância do uso de atividades lúdicas como recurso no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. O lúdico é uma ferramenta poderosa para engajar as crianças e promover a aprendizagem de forma significativa. Ao brincar, as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades cognitivas, emocionais e sociais, e constroem conhecimentos. As atividades lúdicas devem ser planejadas e estruturadas de forma que promova a construção de conceitos específicos nas áreas de conhecimentos. Além disso, vale ressaltar a importância do papel do educador na utilização do lúdico como facilitador da aprendizagem. O professor deve ser capaz de criar um ambiente propício para a brincadeira, oferecer materiais adequados e desafiadores, e acompanhar de perto o desenvolvimento das crianças, intervindo quando necessário. Em suma, o texto defende que o lúdico é uma ferramenta essencial na educação infantil, pois permite que as crianças aprendam de forma prazerosa e significativa, desenvolvendo habilidades e construindo conhecimento de maneira ativa.ptAprender brincandoEducação infantilLúdicoO lúdico como facilitador da aprendizagem na educação infantil: construindo o saber brincandoArtigo