Rodrigues, Gabriel da SilvaMachado, Evandro Craveiro2023-03-312023-03-312022MACHADO, Evandro Craveiro. Jogos matemáticos como recurso para o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais o ensino fundamental. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas, Manaus, 2022.https://ri.fbnovas.edu.br/handle/123456789/61O presente artigo tem por objetivo demonstrar a importância da utilização dos jogos matemáticos, como recursos para auxiliar a superar as principais dificuldades no processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada em dois momentos, no primeiro momento ocorreu através da pesquisa de campo no Centro de Ensino Maria Brasil (CEMAB), na cidade de Manaus- AM, e no segundo momento através da pesquisa bibliográfica considerando as contribuições de autores como; Piaget, Kishimoto, Montessori, BNCC, PCN’s entre outros. Procurando enfatizar a importância dos jogos como recursos metodológicos e como ferramentas que facilitam no processo de aprendizagem dos alunos, nos anos iniciais do ensino fundamental. A verdadeira educação é aquela que instiga o desejo do indivíduo a explorar, observar, trabalhar, jogar e acreditar em si mesmo. A aprendizagem do aluno é responsabilidade do estado, da escola e da família. Esses pilares, juntos, devem buscar, de acordo com suas atribuições, condições básicas para que os educandos possam construir conhecimentos de forma significativa.ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0AlunosAprendizagemJogosJogos matemáticos como recurso para o processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais o ensino fundamentalArtigo