Movimento menonita no Brasil: surgimento, expansão e contribuições sociais

Carregando...
Imagem de Miniatura
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal apresentar o movimento Menonita no Brasil. Seu surgimento, expansão e contribuições sociais, tendo como problemática: o que é o movimento menonita e qual sua contribuição social no Brasil, os objetivos específicos são: mostrar o surgimento do movimento menonita, apresentar a expansão deste movimento no Brasil e detectar suas contribuições sociais, o método aplicado nesta pesquisa é bibliográfico. Os menonitas são um grupo étnico-religioso que surgiu no início do século XVI na Europa durante a Reforma Protestante, um movimento que por séculos foi perseguido, mas perseverou, tornando-se no contexto da história mundial um movimento religioso pacifista, o nome Menonita deu-se em memória do líder, e ex-padre holandês Menno Simons. Após a chegada do movimento menonita no Brasil, percebe-se a contribuição na área da educação e saúde, trabalharam duro na expansão da obra missionária em alguns estados, sempre que chegavam a um novo lugar, começavam a construir suas casas e simultaneamente uma escola, que mais tarde servia de igreja, e mesmo longe da sua pátria, mantiveram firme seus valores e princípios, e os resultados obtidos foram, que apesar de ser um movimento religioso pequeno e pouco conhecido, sua maior concentração é na região sul do Brasil, por onde passaram contribuíram no âmbito social, construíram igrejas, escolas, hospitais, associações e montaram alguns comércios, é notável suas contribuições, que até hoje influenciam na sociedade e economia no Estado do Paraná.
Anabatismo, Contribuição social, Menonismo
Citação
Silva, Francisco Souza da. Movimento menonita no Brasil: surgimento, expansão e contribuições sociais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Teológicas) - Faculdade Boas Novas, Manaus, 2024.