Este plano de negócio tem por finalidade a análise da viabilidade mercadológica e econômica financeira para a reestruturação de uma microempresa na cidade de Urucará, localizada na região leste do estado do Amazonas, com 17.065 habitantes a 282km da capital. A escolha desse projeto foi definida a partir de estudos realizados pelo SEBRAE (2017) a respeito do mercado de estamparias, as considerações do site MUNDO TRANSFER (2017) que aponta um crescimento significativo no mercado brasileiro de estamparia sublimática e transfer, e o levantamento realizado na cidade onde foi identificado a falta de oferta desse tipo de serviço, além de a empresa já atuar no ramo de bordados na cidade, porém sem todos os recursos para este fim e sem maquinário ideal. Estes fatores juntamente com a necessidade de empresas que ofertassem esse tipo de serviço na cidade foram determinantes para que pudéssemos identificar a oportunidade de expansão do negócio. A sublimação é uma das atividades econômicas que vem crescendo significativamente ao longo dos anos, e no Amazonas o número de empresas que trabalham com serviços sublimático tem aumentado de forma expressiva. Com a reestruturação da empresa “Toia Bordados”, passaremos a ofertar produtos temáticos com a qualidade da sublimação, como canecas personalizadas, camisas estampadas para todas as ocasiões, fardamentos escolares e empresariais, assim como firmaremos parcerias com empresas privadas e públicas com o intuito de produzirmos seus fardamentos e brindes. O mercado de estamparia sublimática na cidade de Urucará é um mercado pouco explorado pelos empresários locais, e em virtude disso os urucaraenses que necessitam desse tipo de serviço precisam buscar o serviço em cidades “próximas” que ofertem esse serviço, o que faz com que o custo pelo serviço seja maior que se esse serviço fosse ofertado na cidade. Para que esse plano de reestruturação se torne possível, se fará necessário que busquemos junto os fomentadores do estado incentivos financeiros, pois dessa forma poderemos iniciar a aquisição dos equipamentos necessários, o retorno financeiro esperado se dará a longo prazo e com o mercado pouco explorado a empresa irá ter um crescimento significativo. Com o crescimento da empresa se fará necessário o recrutamento de novas pessoas, o aumento de espaço nas instalações físicas, readequação de espaço aquisição de novos equipamentos de informática e o aprimoramento técnico das pessoas que irão atuar nesse serviço.
Plano de negócio, Toia Bordados, Microempresa
SOUZA, Celina Pontes; COSTA, Renan da Cunha; MARQUES, Selma Duque. Plano de reestruturação da empresa Toia Bordados no ramo de estamparia na cidade de Urucará-Am. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade Boas Novas, Manaus, 2024.