Comunicação Social - habilitação em Jornalismo
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Navegando Comunicação Social - habilitação em Jornalismo por Autor "Ferreira, Cledione Moura"
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Item Expresso jornalismo: uma mídia de universitários para universitários(2022) Pinto, Paulo Henrique Marques; Ferreira, Cledione MouraEste artigo científico tem a finalidade de apresentar o conceito de observatório jornalístico, de caráter didático e linguagem simples, voltado a profissionais e estudantes, no caso do portal Expresso Jornalismo. Trata-se de um projeto desenvolvido no segundo ano da pandemia de covid-19, em 2021. A pesquisa envolve três objetivos específicas: enumerar as particularidades e a maneira como o jornalismo se manifesta quanto ao uso das redes sociais, relatar as origens e a inspiração do Expresso Jornalismo e descrever o funcionamento da sua política editorial. Quanto às teorias, busca-se material de apoio em formato PDF para apresentar conceitos sobre redação para jornalismo, tecnologia e redes sociais. Por meio de contatos nas redes sociais, cabe a jornalistas experientes e estudantes acadêmicos relatar as etapas de produção noticiosa. Dessa maneira, procura-se esclarecer a possibilidade de administrar um portal de conteúdo educativo sobre jornalismo, sob o olhar do universitário, mesmo com poucos recursos financeiros.Item Jornalismo de games: a liberdade de pensamento e expressão x interesse empresarial das marcas(2023) Vasconcelos, Filipe Augusto Abitbol; Ferreira, Cledione MouraO presente artigo busca mostrar a relação entre o jornalismo de videogames com os interesses empresariais da indústria de jogos eletrônicos, e como esse vínculo pode influenciar na produção de conteúdos jornalísticos. Definido como a cobertura de eventos que envolvem o universo dos jogos eletrônicos, o jornalismo de videogames enfrenta um impasse notório entre os leitores, que é a relação com a indústria do videogame, em parte, a responsável pela criação do jornalismo voltado aos jogos e, também, apoiadora da imprensa. 80% do material publicado em sites são produzidos com o apoio e patrocínio da indústria de jogos, principal fornecedora da matéria-prima. O que permite ter acesso antecipado à novos jogos, novos conteúdos e produtos. Desta forma, a indústria de jogos acaba por interferia na liberdade de expressão e de pensamento do consumidor com mensagens visuais através de banners de anúncios e propagandas pagas em redes sociais. No entanto, as redes sociais e plataformas de vídeo e streaming possibilitam uma maior interação entre leitor e a mídia, tornando o público parte importante na produção de conteúdo no jornalismo games. Para buscar entender a relação entre jornalismo e indústria de jogos utilizou-se como base o conteúdo do site IGN Brasil, um dos maiores do gêreno de jornalismo de games no Brasil. O método de trabalho foi baseado em pesquisa bibliográfica.Item Os desafios dos egressos de jornalismo nos centros de desenvolvimento tecnológicos de Manaus(2023) Abreu, Otávio Jailson Araújo de; Ferreira, Cledione MouraO presente projeto científico aborda os desafios enfrentados pelos egressos de jornalismo nos centros de desenvolvimento tecnológicos em Manaus. Com o objetivo de explorar as dificuldades específicas e as possíveis soluções para esse contexto, são apresentadas vertentes que o jornalismo oferece aos novos profissionais da comunicação diante das novas formas de atuação no mercado. Para esta pesquisa, optou-se por conduzir um estudo de casos com a finalidade de investigar os desafios enfrentados pelos egressos de jornalismo ao se depararem com novas áreas de atuação, a fim de analisar o contexto e os processos envolvidos nesse fenômeno. Observa-se que a presença dos egressos de jornalismo nas áreas emergentes da comunicação tem aumentado, assim como a forma estratégica com que as organizações alinham as equipes de comunicação às tendências do mercado. Os resultados mostram que é importante ressaltar a necessidade de capacitação e familiarização com as novas ferramentas tecnológicas disponíveis, que auxiliam nas atividades diárias.