Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Assunto "Alfabetização e letramento"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A práxis docente no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2023) Printes, Franciane Mendonça; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaA pesquisa aborda sobre a práxis docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da alfabetização e letramento, enfatizando que a metodologia didática influência no processo de ensino e aprendizagem do(a) estudante. Considerando isso, a pesquisa possui como objetivo geral analisar de que maneira a práxis docente são incorporadas no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, a pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa bibliográfica, de campo e participante, tendo como técnica de pesquisa a observação participante e sequência didática. Foi realizada em uma escola pública de Manaus-Am, no 2o Ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, durante o Estágio Supervisionado, tendo como sujeitos de pesquisa 20 crianças e uma docente. Os resultados evidenciam que o fazer pedagógico no processo de alfabetização e letramento precisam ser desenvolvidos de acordo com a necessidade da turma, sendo atrelado a prática que instigue os(as) alunos(as) a querer aprender de forma prazerosa.