Pedagogia

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    A leitura e o processo de alfabetização nos anos iniciais: reflexões sobre a ação docente
    (2023) Silva, Raimunda Batista da; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    A relação entre a leitura e a alfabetização é uma das etapas fundamentais para o início da vida escolar de um indivíduo, pois é por meio delas que o sujeito aprende a decifrar os códigos alfabéticos de maneira holística para conseguir fazer a interpretação do que se lê, se tornando o principal responsável da sua própria história. O presente artigo tem como principal objetivo apresentar a relação entre a leitura e o processo de alfabetização nos anos iniciais, com base nos conceitos de leituras, históricos relacionados sobre leitura no Brasil e no mundo, embasada nos documentos norteadores bem como alguns métodos implícitos neles. Portanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica qualitativa acerca do tema abordado, a partir disto conclui-se que a relação da leitura e a alfabetização são de suma importância no favorecimento do desenvolvimento cognitivo e social do sujeito e, través das trocas sociais facilita os resultados esperados na alfabetização tornando o sujeito consciente de seu desenvolvimento.
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    Jogos e brincadeiras como ferramenta para ensino aprendizagem na educação infantil
    (2024) Silva, Ana Barbosa da; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    Este trabalho relata a respeito dos Jogos e Brincadeiras como Ferramenta para Ensino Aprendizagem na Educação Infantil. Dessa maneira, é possível dizer que, a utilização de jogos e as brincadeiras, como estratégia de ensino pode contribuir para despertar o interesse dos alunos pelas atividades da escola e melhorar o desempenho dos mesmos, facilitando a aprendizagem. Diante disso, este artigo tem como objetivo geral: compreender os jogos como um mecanismo pedagógico que beneficia o processo ensino-aprendizagem dos discentes. Especificamente, procurou-se esboçar a relevância dos jogos na aprendizagem infantil, propiciar a oportunidade de socialização que o lúdico coopera no processo de ensino-aprendizagem e apresentar reflexões sobre o papel do educador na prática pedagógica dos jogos com as crianças. No entanto, para realizar esse trabalho foi utilizado como metodologia levantamento de dados bibliográficos, trazendo consigo fundamentações teóricas que embasem o conceito do lúdico, seu contexto histórico, ludicidade x aprendizagem, bem como o papel do professor nesse contexto e as considerações finais. Portanto, é preciso entender que a ludicidade precisa estar cada vez mais presente dentro das escolas, em especial as de ensino infantil, para que seja utilizada como ferramenta de aprendizado, socialização, assimilação de regras de convivência.
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    A tecnologia assistiva como recurso pedagógico para inclusão escolar de crianças com necessidades especiais na educação infantil
    (2023) Pereira, Maria da Fé do Carmo; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    Este trabalho relata a respeito da Tecnologia Assistiva como Recurso Pedagógico para Inclusão Escolar de Crianças com Necessidades Especiais na Educação Infantil no qual auxilia no desenvolvimento da criança. Sabe-se que muito importante a parceria da família na escola, para que os professores venham ter um suporte continuo na evolução do conhecimento dos alunos com necessidades especiais. O contexto tem como objetivo discutir os conceitos e definições da tecnologia assistiva na educação infantil. Dessa forma, esse artigo relatará a respeito da história da tecnologia assistiva, a tecnologia assistiva no Brasil, o conceito de tecnologia assistiva, a tecnologia assistiva na educação, a tecnologia assistiva dentro da escola na educação infantil, as tecnologias digital cuidados e potencialidade com as crianças e o processo da formação continuada para o uso da tecnologia na educação infantil, tecnologias assistivas para estudantes com deficiência visual, tecnologia assistiva para deficientes auditivos e tecnologias assistivas aplicadas ao TEA. Por tanto, para efetivação dessa analise foi utilizado pesquisa de fontes bibliográficas, afim de ter respaldo teórico com abordagem qualitativa e embasada nas teorias educacionais e teóricos que estudam sobre as tecnologias assistivas.
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    A importância do brincar para a aprendizagem na educação infantil
    (2023) Cunha, Ewellyn Barbosa; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    O tema principal deste artigo é a importância do brincar na educação infantil. É um estudo teórico baseado em diversos autores que falam sobre esse tema. As crianças formam suas identidades através da brincadeira. Porque brincar é importante para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Através da brincadeira, as crianças aprendem de maneiras divertidas e interessantes e fornecem a motivação necessária para uma boa aprendizagem e se tornarem adultos maduros, confiantes e imaginativos. O objetivo deste estudo é mostrar que a brincadeira não apenas diverte as crianças, mas também é importante para desenvolver relacionamentos mais criativos e melhores nas crianças, ou seja, seus aspectos cognitivos.
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    A atuação do intérprete de libras no processo de inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2023) Silva, Sônia Guimarães; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    A educação especial de surdos e a inclusão dos mesmos nas escolas regulares de ensino tem sido uma temática bastante discutida na sociedade e principalmente no meio educacional. Diante disso, o presente artigo busca descrever como acontece a atuação do intérprete de Libras no processo de inclusão do aluno surdo no contexto escolar e as dificuldades que os mesmos vivem neste processo de inclusão bem como a importância do uso das tecnologias assistivas como recurso no processo de educação. Para a realização deste trabalho, foram utilizadas pesquisas exploratórias, envolvendo levantamentos bibliográficos, como artigos, monografias, dissertações, documentos e pesquisa feita com docentes de uma escola municipal na cidade de Manaus, Amazonas. Essa pesquisa objetivou investigar sobre as dificuldades do aluno surdo em sala de aula e as contribuições do intérprete de Libras no processo de inclusão deste estudante, buscando resultados que auxiliem com este projeto de forma positiva e produtiva em busca da igualdade social do aluno surdo durante seu processo de formação.
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    Os benefícios da musicalização na educação infantil
    (2023) Rodrigues, Daiana dos Santos; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    A Educação infantil e a infância estão intimamente ligadas, é nessa fase da vida onde ocorrem inúmeras aprendizagens, este artigo irá abordar os benefícios da música no processo de ensino aprendizagem para as crianças e sua repercursão no desenvolvimento humano. A pesquisa resultou de um levantamento bibliográfico sobre a História da Educação Infantil no Brasil, a História da Música e suas contribuições para o desenvolvimento da criança. O ensino de Música desde os tempos antigos é relacionada com a educação infantil e sua formação. Estudos na atualidade comprovam a relação da Música com os diversos aspectos do desenvolvimento global dos indivíduos nos processos lógicos, sensório motores e emocionais. A Música apresenta um papel incentivador, um fator motivacional e se destaca na educação como uma das linguagens da Arte, é inserida como parte da rotina diária como recurso didático auxiliando e facilitando a aprendizagem de forma lúdica, despertando o imaginário e abrindo as portas para novas aprendizagens significativas.
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    Dificuldades de aprendizagem específica da leitura em estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
    (2023) Pereira, Taylane Cristine Oliveira; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    Este resumo apresenta uma análise sobre as dificuldades na leitura nos anos iniciais, identificando assim o processo de desenvolvimento da leitura e escrita nas crianças, bem como as causas da defasagem. O objetivo desta pesquisa é desenvolver a inclusão agrupando conhecimento na aprendizagem nos anos iniciais, utilizando diferentes atividades para aqueles que enfrentam desafios específicos, como dislexia, TDAH e disgrafia. A pesquisa destaca a importância de identificar essas dificuldades desde cedo, são discutidos meios de proporcionar uma compreensão mais efetiva, facilitando o acesso à didática relacionada ao ensino, cujo processo de aprendizado pode ser mais lento em algumas situações. A pesquisa enfatiza a necessidade de esforço para garantir a compreensão e facilidade no uso de diferentes métodos de ensino. Destaca-se a importância da participação da família e do educando nesse processo, buscando um equilíbrio que permita superar os desafios enfrentados. A proposta é articular todos os envolvidos no mesmo raciocínio, promovendo uma abordagem equilibrada, independentemente dos desafios individuais, que por vezes podem se tornar bloqueios ou avanços práticos no processo educativo.
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    O lúdico como facilitador da aprendizagem na educação infantil: construindo o saber brincando
    (2023) Dias, Susy Pinto Moura; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    O presente artigo abordará a importância do uso de atividades lúdicas como recurso no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. O lúdico é uma ferramenta poderosa para engajar as crianças e promover a aprendizagem de forma significativa. Ao brincar, as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades cognitivas, emocionais e sociais, e constroem conhecimentos. As atividades lúdicas devem ser planejadas e estruturadas de forma que promova a construção de conceitos específicos nas áreas de conhecimentos. Além disso, vale ressaltar a importância do papel do educador na utilização do lúdico como facilitador da aprendizagem. O professor deve ser capaz de criar um ambiente propício para a brincadeira, oferecer materiais adequados e desafiadores, e acompanhar de perto o desenvolvimento das crianças, intervindo quando necessário. Em suma, o texto defende que o lúdico é uma ferramenta essencial na educação infantil, pois permite que as crianças aprendam de forma prazerosa e significativa, desenvolvendo habilidades e construindo conhecimento de maneira ativa.
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    Os impactos do abuso sexual no desenvolvimento escolar: aproximações e enfrentamentos
    (2023) Nascimento, Luana Carvalho do; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    O presente artigo tem como objetivo ressaltar concepções sobre o desenvolvimento infantil no decorrer dos anos, o abuso sexual e as consequências no processo de aprendizagem. Apresenta conceitos da literatura e legislação vigente, que fazem parte do trajeto do conceito da “criança” e sua importância no mundo, onde possam ser notados e representados como ser de direitos e deveres. Esta pesquisa além de deixar notória a gravidade do problema que é o abuso sexual infantil, procura identificar canais de proteção, descrever os tipos de abuso sexuais vivenciados pelas vítimas e os espaços que mais estão frequentes nas denúncias. Além da busca de dados que refletem como os casos têm sido denunciados e os aspectos de aumento e diminuição das denúncias. Aborda também, como os professores e âmbitos escolares devem estar em alerta e preparados para administrar tais situações durante seu dia a dia, enfatizando em como a organização escolar é um dos principais meios para a identificação de casos de abusos sexuais infantil.
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    A alfabetização dos educandos surdos no ensino regular
    (2023) Pinto, Leilany Jussara Dias; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    O trabalho a ser apresentado é um estudo que busca conscientizar a sociedade brasileira, acercar do processo de alfabetização dos educando com surdez, visando esse aprendizado na idade correta. E para entendermos melhor sobre o assunto, o presente artigo discorre sobre uma breve narração de fatos históricos, que culminaram no nosso dia-a-dia educacional mais inclusivo. E como se faz necessário o interprete de LIBRAS, nas salas de aula do Ensino Regular, e que tal presença é algo assegurado por lei. A importância da inserção dos educandos com surdez nessas turmas regulares, para o seu pleno desenvolvimento psicossocial. Demonstrando também os desafios enfrentados pelos professores, e como eles podem contornar essa problemática, através de metodologias adaptadas.
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    A ludicidade como ferramenta do desenvolvimento integral na educação infantil
    (2023) Lima, Geovana Thais Rodrigues; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    A incorporação da ludicidade na educação como ferramenta desempenha um significativo processo de ensino-aprendizagem e a aquisição de conhecimento necessário. Com enfoque no lúdico no brasil e parâmetros documentais, o lúdico no desenvolvimento integral nos aspectos físicos e emocionais e o lúdico na prática docente. Os dados obtidos foram confrontados com materiais acadêmicos existentes, proporcionando uma análise aprofundada da realidade desses resultados, ressaltando que a ludicidade está cada vez mais presente nos documentos que orientam o processo educacional em todo o Brasil, incluindo a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa propõe investigar a ludicidade como ferramenta do desenvolvimento integral na educação infantil. Pretende-se, assim, consolidar a prática lúdica como uma proposta pedagógica indispensável no contexto escolar, possibilitando que os alunos ampliem seu conhecimento junto a sociedade em que estão inseridos.
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    As novas tecnologias no processo de aprendizagem da leitura nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2023) Barbosa, Wanessa Travessa Nobre; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    A tecnologia é um meio fortemente empregada no avanço do conhecimento, sendo assim, vemos muitos mestres a utilizando em suas aulas. Os anos iniciais do ensino fundamental e o celeiro da tecnologia, muitas crianças já estão conectadas a internet, e a utilizam em seu dia a dia, sendo assim, devemos usa-la a favor da educação. O letramento e escrita são ações que acompanharam os alunos por toda a sua vida, tanto escolar como secular, por esta razão a aprendizagem deve ser bem empregada, e o professor que fará isso deve estar bem conectado com a turma, conhecer bem seus discentes para usar as tecnologias de maneira que agrade a todos, trazendo para o ambiente acadêmico assuntos polêmicos que os façam refletir e assim, criar uma consciência crítica, formando um cidadão e futuro leitor pleno.
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    A práxis docente no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2023) Printes, Franciane Mendonça; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    A pesquisa aborda sobre a práxis docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da alfabetização e letramento, enfatizando que a metodologia didática influência no processo de ensino e aprendizagem do(a) estudante. Considerando isso, a pesquisa possui como objetivo geral analisar de que maneira a práxis docente são incorporadas no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, a pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa bibliográfica, de campo e participante, tendo como técnica de pesquisa a observação participante e sequência didática. Foi realizada em uma escola pública de Manaus-Am, no 2o Ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, durante o Estágio Supervisionado, tendo como sujeitos de pesquisa 20 crianças e uma docente. Os resultados evidenciam que o fazer pedagógico no processo de alfabetização e letramento precisam ser desenvolvidos de acordo com a necessidade da turma, sendo atrelado a prática que instigue os(as) alunos(as) a querer aprender de forma prazerosa.
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    O lúdico como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem na educação infantil
    (2023) Lima, Jucinete Leite; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    Este presente trabalho tem como objetivo investigar o uso do lúdico como ferramenta pedagógica na aprendizagem de alunos da educação infantil. Com base em uma revisão bibliográfica abrangente, foram explorados conceitos teóricos relacionados ao lúdico, suas características e sua relevância no desenvolvimento dos alunos. O estudo abordou práticas pedagógicas que utilizam o lúdico como recurso para estimular a criatividade, a imaginação e o pensamento crítico das crianças. Atividades lúdicas foram destacadas como estratégias eficazes para promover a assimilação de conteúdo, a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Os resultados da pesquisa indicaram que o uso do lúdico na educação infantil contribui para o engajamento dos alunos nas atividades escolares, favorece a construção de vínculos afetivos entre as crianças e com os professores, e estimula a autonomia e a confiança dos educandos. No entanto, alguns desafios foram identificados, como a necessidade de formação adequada dos professores para a utilização do lúdico de forma efetiva, a busca por recursos e materiais adequados, e a importância da participação e apoio da família e da comunidade escolar. Em conclusão, este trabalho reforça a importância do lúdico como ferramenta pedagógica na educação infantil.
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    O uso da literatura infantil para o desenvolvimento da linguagem oral em estudantes das séries iniciais
    (2023) Carvalho, Edmara Corrêa; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    Este artigo abordará a importância no uso da literatura infantil no processo de aquisição da linguagem oral em estudantes das séries iniciais, cooperando em sua subjetividade na alfabetização. Sendo essa pesquisa qualitativa, com aporte na observação e nas vivências no período de estágios supervisionados, as experiências vividas de como trabalhar as literaturas infantis nas diversas formas de leituras. Pois toda criança passa pelo processo desenvolvimento da linguagem, que precisa ser estimulado desde os primeiros anos da infância. Nesse período entende-se que a forma como as crianças estão sendo estimulados compromete todo o processo de humanização e socialização do sujeito. Ficou evidente que as literaturas com seus ricos conteúdos são recursos que possibilitam o desenvolvimento da linguagem de forma agradável e divertida. Conclui-se, portanto, a importância da literatura e suas diversidades como facilitadora do desenvolvimento da linguagem oral nos estudantes das séries iniciais.
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    Bullying: história, consequências e enfrentamento
    (2023) Castro, Jucilene Bruce; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    O Bullying é um crime que acarreta em consequências profundas e abrangentes que afetam vítimas, agressores e a comunidade em geral. Para combater eficazmente esse problema, é essencial compreender suas origens, impactos e estratégias de prevenção e enfrentamento. Com esse objetivo o estudo pretende analisar o Bullying. Para isso, os objetivos específicos incluem fornecer um panorama histórico do Bullying, destacando as implicações do Bullying nas esferas socioemocionais e educacionais para identificar as intervenções realizadas pelas escolas para combater o Bullying. A metodologia empregada neste estudo é uma pesquisa bibliográfica, que consiste em uma revisão crítica e sistemática da literatura acadêmica e de fontes documentais relacionadas ao tema. A coleta de dados foi realizada por meio de consultas a bases de dados acadêmicos e bibliotecas digitais. Os resultados deste estudo destacam a extensão das consequências do Bullying, que afeta não apenas as vítimas, mas também os agressores e a sociedade como um todo. Este estudo ressalta a necessidade de compreender e enfrentar o Bullying nas escolas. A prevenção e o combate adequados ao Bullying são cruciais para garantir ambientes educacionais seguros e saudáveis.
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    A educação de surdos na perspectiva do atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais
    (2023) Peixoto, Luana Dias; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    O presente estudo tem como apresentar a educação dos surdos, na perspectiva do atendimento especializado. A educação para os surdos ao longo dos anos passa por muitos desafios e conquistas relacionados as questões sociais e educacionais. Os desafios das escolas em atender a demanda dos surdos estão atrelados a estrutura física, recursos pedagógicos e a falta de investimentos e formação dos docentes que atuam nesta área de atuação. Neste sentindo, a pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa bibliográfica, que permite com que seja compreendido como está o andamento da educação dos surdos no país e de que maneira o atendimento especializado contribuiu para o desenvolvimento dos estudantes surdos. Os resultados da pesquisa apresentam o quanto se tem necessidade de incentivo a formação continuada e políticas públicas que possam potencializar o aprendizado de forma inclusiva, entendo-os como pessoas com capacidades de desenvolver na sociedade assim como qualquer outra pessoa na sociedade.
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    O lúdico como estratégia para a promoção da saúde bucal na educação infantil
    (2023) Carvalho, Paola Feijó; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    Nas atividades relacionadas ao aprendizado da saúde bucal, principalmente direcionada à educação infantil, em que a criança precisa adquirir a conquista de uma certa autonomia no hábito da higienização dos dentes; usar ferramentas criativas com diversão, torna- se o processo bem dinâmico, de fácil compreensão e com resultados satisfatórios. Consequentemente, este trabalho tem como objetivo geral apoiar os educadores na criação de novos métodos de acordo com a idade e nível de desenvolvimento cognitivo e motor do aluno. É importante destacar, que a informação seja reforçada e transmitida de forma simples e atrativa. Para permitir que os estudantes estimulem seu raciocínio, criatividade e poder interagir de forma harmoniosa e abrangente. É essencial garantir que os participantes sejam capazes de expressar suas ideias de uma forma divertida e envolvente.
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    Os benefícios da inclusão no processo de aprendizagem do estudante com (TEA) na educação infantil
    (2023) Nascimento, Gelcimara Rodrigues do; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da Cunha
    Este artigo tem como objetivo, identificar os benefícios da inclusão no processo de aprendizagem do estudante autista na educação infantil em escolas regulares, ressaltando uma breve explicação da história da educação inclusiva, com a importância nas conquistas que a mesma tem passado ao longo do tempo. É preciso reconhecer que a inclusão não depende apenas da receptividade na estrutura da escola, e sim na união entre docente, discente e comunidade. Compreendo que ao ser incluído em um ambiente educacional diversificado, o estudante autista tem oportunidade de desenvolver habilidades sociais e cognitivas. O presente trabalho utiliza-se da abordagem qualitativa, com fundamentação nas leis, após os estudos é notável que a inclusão juntamente com os movimentos acerca do autismo teve avanços significativos. Uma escola inclusiva é aquela que inclui a todos, com propósito de proporcionar a interação e a socialização do autista assim adquirindo o sucesso educacional sempre respeitando a diversidade.
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    Contribuições do inventário de saberes para autonomia do sujeito aprendente
    (2023) Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Reis, Wilce Jane Nazaré
    Este estudo tem como proposta apresentar as atribuições que o inventário de saberes possui para a autonomia do sujeito aprendente. O inventário de saberes refere-se a uma lista ou registro dos conhecimentos, habilidades e experiências prévias que um sujeito aprendente possui antes de se envolver em um processo de aprendizagem. Esse inventário é importante porque pode ajudar a promover a autonomia do sujeito aprendente de várias maneiras: consciência das habilidades existentes, autoconfiança, construção de pontes entre conhecimentos, planejamento personalizado e aprendizagem autodirigida. Apesar de se ter uma lista que compõe estes conhecimentos adquiridos no cotidiano do sujeito aprendente é possível motivar a sua autonomia. Esta autonomia refere-se à capacidade de uma pessoa assumir o controle de seu próprio processo de aprendizagem e tomar decisões informadas sobre o que, como, quando e por que aprender, onde normalmente ressalta-se os seus saberes constituídos por meio da sua relação com o meio em que se encontra. Como objetivos específicos tem-se apresentar o sujeito aprendente da educação, abordar sobre a autonomia do sujeito a partir da perspectiva de Jean Piaget e demonstrar a aplicabilidade do inventário de saberes a uma realidade evidenciada pelos alunos do 2º e 3º ano. Este artigo utilizou de caráter bibliográfico, por meio de uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram por meio dos saberes locais constituídos na Escola das Águas – Extensão São Lourenço, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, para os alunos do 2º e 3º ano da referida escola, onde foram atribuídos dois itens que se relacionam aos animais e o contato que estes alunos possuem da fauna, onde foram listados os conhecimentos adquiridos sobre a temática. Neste viés, constatou-se que o inventário de saberes evidenciado neste estudo contribuiu para demarcar a autonomia dos sujeitos aprendentes em seu próprio local de vivência, bem como a sua comunidade.