Teologia EAD

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    A violência doméstica contra mulheres cristãs pentecostais
    (2023) Santos, Lais Pena dos; Valente, José Fábio Bentes
    A violência doméstica contra mulheres cristãs pentecostais é um fenômeno que apresenta diversas complexidades, por se tratar de um contexto eclesiástico religioso, de suma relevância para os cuidados pastoral e viabilidade para a área da Teologia Prática, como a violência doméstica contra as mulheres cristãs é abordada nas igrejas pentecostais. Quais as providências nos órgãos públicos especializados, essas mulheres cristãs vítimas de violência doméstica, seja ela física e sexual, psicológica e moral, podem tomar, tendo em vista o conhecimento da Lei Maria da Penha. Deste modo a justificativa para a escolha do tema, se deu em razão dos índices alarmantes de violência doméstica contra mulheres, abrangendo de forma teórica e prática quanto as origens da violência doméstica contra mulheres cristãs pentecostais. A metodologia utilizada para alcançar os objetivos propostos no presente trabalho foi a pesquisa bibliográfica, bem como a análise empírica de dados, sendo utilizados como fonte de pesquisa livros, doutrinas, teses, artigos, matérias jornalísticas, bem como informações constantes em sites de órgãos oficiais, tornando possível todos os cuidados que essas mulheres vítimas de violência doméstica necessitam.
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    Os desafios da permanência do adolescente na Escola Bíblica Dominical em Humaitá/Amazonas
    (2023) Santos, Débora Trindade Duarte dos; Valente, José Fábio Bentes
    Diante da importância que a Escola Bíblica Dominical tem na vida do cristão, este artigo tem como objetivo a analisar quais os desafios dos adolescentes para se manterem assíduos e comprometido na EBD no município de Humaitá-AM. Diante disso se propôs a seguinte problemática: Quais os desafios que adolescentes enfrentam para manter-se permanentes na EBD? E como metodologia utilizou-se a Pesquisa Participante, e como técnica de levantamento de dados foi utilizado o questionário e a observação participante. Os participantes foram os alunos da classe de adolescente da IEADAM no município de Humaitá- AM. Os resultado do questionário revelam em resumo que os adolescente reconhecem que a EBD é um espaço importante para o ensino da palavra, para evangelização e fortalecimento espiritual. E também afirmaram que um ambiente de sala de aula favorece na aprendizagem. Na observação do professor, os pais são os principais motivadores e financiadores para o adolescente permanecer presente na EBD.
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    A visão celular e seus desafios de implantação na Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas - IEADAM
    (2023) Silva, Raimundo Lopes da; Valente, José Fábio Bentes
    O presente artigo apresenta o resultado de um estudo de investigação bibliográfica que destaca a importância da visão celular como um dos métodos eficaz na evangelização. Para a realização deste estudo a questão norteadora foi: Quais os desafios da IEADAM na implantação da visão celular e os resultados do trabalho em células? Nessa perspectiva foi realizada uma revisão bibliográfica pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD do tipo estado do conhecimento para mapear e analisar como tem sido aplicado a visão celular em outros lugares e como tem sido os resultado por meio desse modelo de trabalho. Os resultados apontam que independente de qual modelo as igrejas evangélicas seguem para desenvolver a visão celular, todas tem em comum o cuidado de vidas e as igrejas que aderiram o método se confirma pela evidente multiplicação de discípulos de Cristo por meio das células.
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    Habilidade socioemocional dos participantes de célula: um estudo de caso na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Humaitá/Am
    (2023) Santos, Adrianos Souza dos; Valente, José Fábio Bentes
    A habilidade socioemocional é uma prática necessária para a convivência harmoniosa entres os seres humanos. Sobe essa perspectiva esse artigo tem como objetivo analisar como é a prática emocional e social dos participantes do grupo de célula e da escola de líderes no município de Humaitá-AM. Nessa proposta busca-se responder a questão problemática: De que maneira as competências socioemocionais influenciam no desenvolvimento espiritual do cristão que é participante da Escola de Líderes e do grupo de Célula? A metodologia desenvolvida nessa pesquisa caminhou numa abordagem qualitativa pela ótica da Pesquisa-ação. A técnica utilizada para o levantamento de dados guiou-se pelo questionário e pela observação participante. O resultado do estudo pelo questionário permitiu evidenciar que os alunos da escola de líderes têm a clareza do seu chamado, da sua função como líder para multiplicar. E na observação o resultado mostrou a importância de refletir na prática a gestão das emoções no grupo de célula.
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    Os desafios das igrejas pentecostais em relação à práxis social
    (2023) Santos, Perla Lopes dos; Valente, José Fábio Bentes
    O presente artigo tem como finalidade discorrer sobre os desafios das igrejas pentecostais em relação a práxis social. É um tema considerado relevante para a academia teológica, bem como para os estudos focados em pentecostalismo. Posto isto, a práxis social tem forte ligação com a Teologia Prática, que por sua vez tem reflexão crítica, pois nasceu da prática teológica que aborda qualquer ação realizada para a expansão do Reino de Deus. Entretanto, as igrejas pentecostais tem enfrentado muitos desafios para praticar o serviço social em suas comunidades. Desta forma, muitos são os fatores que impedem um maior envolvimento da igreja com as questões sociais. Para isso, foi levantado uma problemática: de que maneira as igrejas pentecostais estão dispostas e preparadas para cumprir a práxis social? Por conseguinte, o objetivo geral é analisar os desafios que as igrejas pentecostais enfrentam na atuação da práxis social. Os objetivos específicos consistem em descrever a práxis social a partir da Teologia Prática. Identificar as igrejas pentecostais no Brasil e relatar as igrejas pentecostais e o exercício da ação social. A metodologia partiu de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida a partir de um levantamento de material com referenciais teóricos em artigos científicos. Vale ressaltar que para desenvolver uma mentalidade social responsável, a igreja terá que, estar centrada em suas ações, isso significa que deve manter a solidariedade fundamentada no serviço social para a comunidade. Somente assim, estará pronta para para um envolvimento social em que seus membros poderão envolver-se em uma práxis ocial responsável.
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    O jovem cristão e as influências culturais do entretenimento pelas mídias sociais
    (2023) Sousa, Josué Silva de; Valente, José Fábio Bentes
    Este artigo tem por objetivo contribuir como instrumento de reflexão e apoio ao jovem cristão; bem como analisar a influência cultural das mídias contemporâneas sobre ele. Dessa forma, utilizei o método dedutivo em um processo de análise de informações que levou ao seguinte resultado: sabendo-se que a cultura do entretenimento das mídias sociais como problemática, tem influenciado negativamente os jovens do seu propósito de vida cristã para uma vida superficial, observando-se um alto índice de jovens que saem da igreja. Assim, o jovem cristão, como todo jovem que vive em interação com as redes socias é influenciado mais nos malefícios das mídias, do que nos benefícios proporcionados por elas. Causando assim, a perda da identidade e foco no seu planejamento de vida.
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    Os impactos da pandemia da Covid-19 e o cuidado pastoral
    (2023) Andes, Maria Socorro Mansour; Valente, José Fábio Bentes
    O presente artigo tem como tema os impactos da pandemia da Covid-19 e o cuidado pastoral. Entende-se que o mundo enfrentou uma grave pandemia da Covid-19 no ano de 2020 e 2021. Neste sentido, a igreja como um todo também enfrentou os impactos causados pela pandemia, assim como os pastores que são lideres tiveram a responsabilidade de cuidar de diversos membros que sofreram dificuldade com esta crise sanitária. Diante desse contexto, surgiu uma questão de que modo as Igrejas Evangélicas enfrentaram os impactos durante a pandemia da Covid-19? Desse modo, o objetivo geral consiste em analisar o que representou a pandemia para a sociedade de maneira geral. Os objetivos específicos, relatar o que a pandemia da Covid-19 representou para as Igrejas evangélicas. Descrever o aconselhamento e o cuidado pastoral, e identificar o cuidado pastoral nas igrejas evangélicas durante a pandemia. Sendo assim, a metodologia se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo desenvolvido com base em material já elaborado, constituído principalmente de artigos científicos. Assim, considera-se que perante esse cenário que foi marcado pela instabilidade e por diversos questionamentos, o campo religioso se destacou como um componente importante tanto para as reflexões em torno desse contexto como forma de promoção de cuidado. Portanto, em um cenário como o da pandemia da Covid-19, pode-se afirmar que foram momentos difíceis de serem vivenciados, porém com o apoio da igreja muitas pessoas superaram os desafios ocorridos pela pandemia.
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    Transformados e conscientizados: a educação cristã e sua importância na Comunidade Eclesiástica de Mönchengladbach - Alemanha
    (2023) Myczkowski, Aline Coelho Santos; Valente, José Fábio Bentes
    O artigo em questão aborda o tema "Transformados e Conscientizados: A Educação Cristã e sua Importância na Comunidade Eclesiástica de Mönchengladbach, Alemanha". A Reforma teve seu início na Alemanha, com Martinho Lutero fixando as Noventa e Cinco Teses na porta da Schlosskirche, em Wittenberg, no dia 31 de outubro de 1517. No entanto atualmente a igreja enfrente dificuldades em ser relevante, podemos observar igrejas que antes eram locais de adoração se transformando em museus e até mesmo se transformando em bares. Sendo assim se atenua a importância de uma boa base de ensinos cristãos, com o objetivo de expor a escrituras de forma clara e objetiva para que haja um encontro com a verdade para que possam encontrar pessoalmente o Rei dos reis e serem transformadas por Ele através da Palavra. Esse trabalho foi realizado de forma tanto qualitativa como de cunho bibliográfico. Mostraremos o impacto causado pela educação cristã realizada em pequenos grupos de estudos e os resultados alcançados por esse tipo de ensino. Como isso influenciou positivamente no crescimento da comunidade e como as pessoas se tornaram muito mais conscientes do seu papel como cristão na sociedade.