Ensino Religioso e Ciências da Religião

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Desafios na formação de docentes de ensino religioso no contexto educacional brasileiro
    (2023) Borges, José Buenano; Paiva, Aluízio Silva de; Ribeiro, Reyth da Cunha
    A herança deixada pelos Jesuítas foi de suma importância para a estruturação do Ensino Religioso no Brasil. Inúmeros são os vínculos que firmaram uma linha educacional extensa que inspirou de uma forma ou de outra o caminho da educação religiosa nos séculos XIX e XX. A instituição elaborou uma junção apoiada na soberania de quem retinha o entendimento e na importância da tradição como objeto de assistência da regra, como era idealizado pela Igreja. O trabalho discute os desafios na formação de docentes do Ensino Religioso nas escolas. O objetivo especifico é analisar os desafios que se origina para a formação docente em Ensino Religioso. O Ensino Religioso tem como base o respeito a diversidade cultural e religiosa do ser humano. O Ensino Religioso é muito consistente como sendo uma disciplina curricular primordial das escolas públicas do ensino fundamental. A proposta principal deste artigo é discutir a história do Ensino Religioso no Brasil dentro dos aspectos históricos e constitucionais.