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    A mensagem bíblica no ciberespaço: a manipulação das homilias pelos haters
    (2024-05-22) Carneiro, José Vicente Pereira; Valente, José Fábio Bentes
    A era digital trouxe consigo inúmeras transformações na forma como a sociedade se comunica e interage, e a religião não ficou imune a essas mudanças. Com a popularização das redes sociais e plataformas online, a mensagem bíblica encontrou um novo espaço para sua propagação. As homilias, antes restritas aos púlpitos das igrejas, agora ecoam em vídeos, podcasts e postagens, alcançando uma audiência global e diversificada. No entanto, essa capilaridade também expõe a mensagem bíblica a novos riscos, incluindo a manipulação maliciosa por parte de indivíduos denominados “Haters“, sendo uma categoria de usuários que não apenas dificultam, mas também praticam intolerância religiosa na internet em várias modalidades. Este projeto de pesquisa se debruça sobre a problemática da manipulação das homilias no ciberespaço pelos “Haters", explorando as motivações por trás dessa prática, as estratégias utilizadas e as implicações para a recepção da mensagem bíblica.
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    Condições de trabalho dos professores de ensino infantil em escolas municipais de Manaus que atuam com crianças com TDAH
    (2024-05-22) Muniz, Rebeca Sultane de Oliveira Muniz; Silva, Anderson Lincoln Vital da
    O órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela educação das crianças, nos diz que a educação especial é uma “modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.’’
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    A saúde mental de docentes que atuam na educação infantil na cidade de Manaus-AM
    (2024-05-22) Guimarães, Nara da Silva; Silva, Anderson Lincoln Vital da
    A saúde dos profissionais docentes da rede pública de ensino é uma preocupação crescente, dada a diversidade de desafios enfrentados no ambiente de trabalho. Este estudo concentra-se na investigação dos tipos de adoecimento mais prevalentes nesse grupo, identificando uma série de fatores associados às condições e à organização do trabalho que contribuem para o agravamento da saúde. A sobrecarga de trabalho, problemas na gestão educacional, desvalorização profissional e infraestrutura precária são apenas alguns dos elementos analisados. Este projeto busca compreender como tais fatores impactam a qualidade de vida dos professores e podem desencadear processos de sofrimento mental, destacando a importância de intervenções para mitigar esses efeitos negativos.
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    Condições de trabalho dos professores em escolas de Manaus sob viéis da psicologia social
    (2024-05-22) Silva, Denis Marques da; Silva, Anderson Lincoln Vital da
    As condições de trabalho dos professores têm um impacto direto na qualidade do ensino e na aprendizagem dos alunos, incluindo carga horária excessiva, falta de recursos e suporte administrativo inadequado, frequentemente contribuem para altos níveis de estresse, esgotamento emocional e problemas de saúde na ordem psicológica e física. Professores sobrecarregados e desmotivados podem ter dificuldade em envolver e desenvolver os alunos, planejar e executar atividades de ensino eficazes, e oferecer apoio individualizado.Compreender e abordar esses fatores é essencial para promover o bem-estar dos docentes, prevenir enfermidades e garantir a qualidade do ensino.
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    Fatores que afetaram o aprendizado da criança e suas consequências na volta a sala de aula pós pandemia
    (2024-05-22) Lima, Elis Regina Marinho de; Silva, Cláudio José da
    Considerando os danos e benefícios que afetaram o aprendizado da criança na volta a sala de aula pós pandemia, os efeitos na educação pode se entrelaçar um breve contexto anterior iniciando pela afirmativa de que, nem mesmo nos períodos das grandes guerras mundiais, a humanidade inteira esteve tão afetada por mudanças obrigatórias determinadas pelos governos ou pelas autoridades sanitárias. De fato, o que ocorreu em todos os aspectos da vida humana, embora encontre precedentes remotos, não pode ser comparada com a COVID19, uma vez que esta última influenciou absolutamente tudo o que se faz, especialmente pela rapidez com que as informações são alastrado atualmente e o impacto global imediato que provocou. A organização Mundial da Saúde (OMS), obrigando a humanidade a conviver com mudanças institucionais, coletivas e individuais nunca vista antes na história..). É sob esse alerta que a população mundial viveu por praticamente dois anos e ainda hoje convive com alguns de seus resíduos, principalmente no âmbito educacional.
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    Impacto cognitivo e psicológico em crianças nos primeiros anos de ensino fundamental 1 e suas consequências durante e depois da Pandemia do Covid-19: a aprendizagem infantil no período pandêmico e o papel da família
    (2024-05-22) Mello, Maria Celeny da Silva; Silva, Claudio José da
    A aprendizagem é um Processo de construção, aquisição e apropriação de conhecimento, é a prática do exercício. Importante ressaltar que a ‘consequência’ do processo de aprendizagem é o estabelecimento de habilidades que serão imprescindíveis para as etapas futuras da vida da criança. O ambiente escolar é essencial para possibilitar essas competências de aprender. No contexto pandêmico da covid 19, mediante a obrigatoriedade do isolamento social, esse processo de aprendizagem precisou ser redirecionado para outros lugares fora da escola. Essa modalidade de ensino trouxe novas discussões no eixo educacional. Qual o papel da família na aprendizagem infantil no contexto pandêmico? Pais e professores foram devidamente capacitados para ensinar em casa ou por meios de telas as crianças em idade escolar? O que pode ser feito após essa experiência em que pais e mestres inverteram seus papéis e assumiram responsabilidades que alteraram significativamente o curso da aprendizagem infantil.
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    Promovendo a compreensão e a inclusão de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através da educação universitária: dificuldades na socialização
    (2024-05-22) Santos, Juliane Araújo dos; Azevedo, David Azulay de
    Esta breve pesquisa contém relatos que sublinham a importância de estratégias que promovam a inclusão e o desenvolvimento de habilidades sociais em estudantes com Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os indivíduos com TEA frequentemente enfrentam desafios significativos nas áreas de habilidades sociais e comunicação ao longo de suas vidas. Além disso, reconhecemos a relevância de considerar as particularidades individuais desses estudantes, conforme discutido por diversos autores, como a sensibilidade sensorial, as formas de interação social e as características linguísticas específicas. Esses aspectos, como ressaltado pelos estudos consultados, são cruciais para o desenvolvimento de estratégias educacionais eficazes e inclusivas.
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    Promovendo a compreensão e a inclusão de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) através da educação universitária: a comunicação não-verbal
    (2024-05-22) Cantisani, Brenda Thaisa Barros; Azevedo, David Azulay de
    A comunicação é um aspecto fundamental e inerente ao desenvolvimento humano em todas as fases da vida (SILVA, 2011). Utilizada para a troca de dados, interação entre indivíduos e transmissão de sensações, emoções e ideias, a expressão oral destaca-se por sua rapidez e eficácia.
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    A economia da atenção e o impacto na produção jornalística digital: análise de manchetes sensacionalistas em portais de notícias do Amazonas
    (2024-05-22) Santos, Mariana Barbosa dos; Costa, Izabelly Cruz da
    A economia da atenção é um conceito central na era digital, especialmente relevante para o campo do jornalismo. Ele refere-se à forma como a atenção humana se tornou um recurso escasso e relevante, disputado por empresas de mídia, plataformas de redes sociais e outras entidades que produzem conteúdo. Com isso o sensacionalismo surge como uma estratégia para que essas empresas se aproveitem das notícias e consigam ganhar espaço no feed do público.
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    O combate a desinformação na e sobre a Amazônia: um estudo de caso sobre o Projeto Amazônia Livre de Fake News
    (2024-05-22) Costa, Yasmin de Sales; Costa, Izabelly Cruz da
    A pesquisa busca compreender o processo de proliferação da desinformação e Fake News na região Amazônica. Levando em conta o papel do Projeto 'Amazônia Livre de Fake', para assim construir um jornalismo ético e corresponsável. Espera-se trazer tópicos de pensamentos fundamentais sobre essa temática.
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    Direito digital: evolução histórica e desafios da privacidade no ciberespaço
    (2024-05-22) Cunha, Alexandre Alberto da; Valente, José Fábio Bentes
    A evolução das tecnologias digitais nas últimas décadas, 1990 até 2020, trouxe profundas transformações, com a coleta e o compartilhamento massivo de informações, sobretudo pessoais. Nessa esteira, o Direito Digital emergiu para regular as atividades no ciberespaço, visando acompanhar os avanços tecnológicos e lidar com os desafios da privacidade. Em síntese, esta pesquisa se propõe a investigar como a evolução do Direito Digital tem influenciado os desafios da privacidade no ambiente digital, contribuindo para esse debate crucial na era digital.
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    A eficácia terapêutica da espiritualidade cristã e sua contribuição para o bem-estar e a saúde humana
    (2024) Maciel, Marileuza Bastos Silva; Ribeiro, Reyth da Cunha
    Por compreenderem aspectos importantes da vida, pressupõe-se que o ser humano, nas mais diversas formas de expressar a religiosidade e espiritualidade, seja em momentos de dor, diante de problemas, pressões sociais, ou outras circunstâncias que lhe comprometa a saúde, situações que indiquem a necessidade de articular espiritualidade e saúde. Poder-se-ia enumerar outras, mas a partir dessas, levantam-se alguns questionamentos acerca do tema e a possibilidade de pensar o efeito terapêutico da espiritualidade. Esta pesquisa aborda o seguinte problema: Há evidências de que a espiritualidade tem eficácia terapêutica sobre a saúde física e o bem-estar das pessoas?
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    A controladoria no monitoramento dos indicadores de desempenho na tomada de decisão: a gestão com base nas perspectivas do Balanced Scorecard como indicador de solução
    (2024) Lira, Kleise Ramos de; Araújo, Maria José Rodrigues de
    A controladoria no monitoramento dos indicadores de desempenho na tomada de decisão.
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    Orientações de projetos empresariais, de startups a pequenas indústrias
    (2024) Feitosa, Hudson França da Silva; Ferreira, José Ednaldo Zane
    Com o passar do tempo, o mercado tem se modificado gradativamente o que obriga as empresas mudarem também, atualmente, o campo empresarial está em constante mudança devido a tecnologia e inteligência artificial (I.A) com isso ocorrem novas tendencias dentre elas destacamos as startups. A startup tem como característica a busca constante por solução de problemas do dia a dia, também busca melhorar ainda mais um produto ou serviço que esteja decaindo no mercado, o investimento criativo é a chave para uma startup se desenvolver melhor e trazer lucros, vale lembrar que o diferencial de uma startup para uma empresa convencional é a criatividade aberta, esta faz o trabalhador não se prender ao simples, e de ajudar no desenvolvimento tanto da empresa quanto no funcionário.