Diferença entre conhecimento empírico, filosófico e científico no contexto jurídico

Resumo

O conhecimento jurídico não é construído de forma isolada, mas interage com diferentes formas de saber. O conhecimento empírico, derivado da experiência cotidiana; o filosófico, fundamentado na reflexão e argumentação racional; e o científico, baseado em métodos sistemáticos e verificáveis, são pilares essenciais na formação do raciocínio jurídico. Esta investigação busca compreender como essas formas de conhecimento se distinguem e se relacionam no contexto do Direito, ampliando a percepção crítica sobre a construção das normas e das decisões judiciais.

Descrição

Citação

NASCIMENTO, Endrew Lago do; SOUZA, Geovana Victoria Silva dos Santos de; FIGUEREDO, Geysiane Carvalho de; NASCIMENTO JUNIOR, Mário Matos do; MORAES, Mikelly Meireles; BARROS, Paulo César Brandão; PANTOJA, Tiago de Sousa; MORAES, Kellen Cristina Encarnação. Diferença entre conhecimento empírico, filosófico e científico no contexto jurídico. Banner apresentado em evento de Dia do Estudante de Direito: Amostra de Trabalhos de Metodologia do Estudo, Manaus, 19 maio 2025.

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Licença Creative Commons

Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States