A educação especial de surdos e a inclusão dos mesmos nas escolas regulares de ensino tem sido uma temática bastante discutida na sociedade e principalmente no meio educacional. Diante disso, o presente artigo busca descrever como acontece a atuação do intérprete de Libras no processo de inclusão do aluno surdo no contexto escolar e as dificuldades que os mesmos vivem neste processo de inclusão bem como a importância do uso das tecnologias assistivas como recurso no processo de educação. Para a realização deste trabalho, foram utilizadas pesquisas exploratórias, envolvendo levantamentos bibliográficos, como artigos, monografias, dissertações, documentos e pesquisa feita com docentes de uma escola municipal na cidade de Manaus, Amazonas. Essa pesquisa objetivou investigar sobre as dificuldades do aluno surdo em sala de aula e as contribuições do intérprete de Libras no processo de inclusão deste estudante, buscando resultados que auxiliem com este projeto de forma positiva e produtiva em busca da igualdade social do aluno surdo durante seu processo de formação.
Aluno com surdez, Educação especial, Intérprete de libras
SILVA, Sônia Guimarães. A atuação do intérprete de libras no processo de inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas, Manaus, 2024.