Carregando...
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O presente artigo tem como objetivo ressaltar concepções sobre o desenvolvimento infantil no decorrer dos anos, o abuso sexual e as consequências no processo de aprendizagem. Apresenta conceitos da literatura e legislação vigente, que fazem parte do trajeto do conceito da “criança” e sua importância no mundo, onde possam ser notados e representados como ser de direitos e deveres. Esta pesquisa além de deixar notória a gravidade do problema que é o abuso sexual infantil, procura identificar canais de proteção, descrever os tipos de abuso sexuais vivenciados pelas vítimas e os espaços que mais estão frequentes nas denúncias. Além da busca de dados que refletem como os casos têm sido denunciados e os aspectos de aumento e diminuição das denúncias. Aborda também, como os professores e âmbitos escolares devem estar em alerta e preparados para administrar tais situações durante seu dia a dia, enfatizando em como a organização escolar é um dos principais meios para a identificação de casos de abusos sexuais infantil.
Abuso sexual infantil, Desenvolvimento infantil, Escola
Citação
NASCIMENTO, Luana Carvalho do. Os impactos do abuso sexual no desenvolvimento escolar: aproximações e enfrentamentos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas, Manaus, 2024.
Coleções