Este trabalho relata a respeito da Tecnologia Assistiva como Recurso Pedagógico para Inclusão Escolar de Crianças com Necessidades Especiais na Educação Infantil no qual auxilia no desenvolvimento da criança. Sabe-se que muito importante a parceria da família na escola, para que os professores venham ter um suporte continuo na evolução do conhecimento dos alunos com necessidades especiais. O contexto tem como objetivo discutir os conceitos e definições da tecnologia assistiva na educação infantil. Dessa forma, esse artigo relatará a respeito da história da tecnologia assistiva, a tecnologia assistiva no Brasil, o conceito de tecnologia assistiva, a tecnologia assistiva na educação, a tecnologia assistiva dentro da escola na educação infantil, as tecnologias digital cuidados e potencialidade com as crianças e o processo da formação continuada para o uso da tecnologia na educação infantil, tecnologias assistivas para estudantes com deficiência visual, tecnologia assistiva para deficientes auditivos e tecnologias assistivas aplicadas ao TEA. Por tanto, para efetivação dessa analise foi utilizado pesquisa de fontes bibliográficas, afim de ter respaldo teórico com abordagem qualitativa e embasada nas teorias educacionais e teóricos que estudam sobre as tecnologias assistivas.
Família, Inclusão, Tecnologia
PEREIRA, Maria da Fé do Carmo. A tecnologia assistiva como recurso pedagógico para inclusão escolar de crianças com necessidades especiais na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas, Manaus, 2024.