Este artigo abordará a importância no uso da literatura infantil no processo de aquisição da linguagem oral em estudantes das séries iniciais, cooperando em sua subjetividade na alfabetização. Sendo essa pesquisa qualitativa, com aporte na observação e nas vivências no período de estágios supervisionados, as experiências vividas de como trabalhar as literaturas infantis nas diversas formas de leituras. Pois toda criança passa pelo processo desenvolvimento da linguagem, que precisa ser estimulado desde os primeiros anos da infância. Nesse período entende-se que a forma como as crianças estão sendo estimulados compromete todo o processo de humanização e socialização do sujeito. Ficou evidente que as literaturas com seus ricos conteúdos são recursos que possibilitam o desenvolvimento da linguagem de forma agradável e divertida. Conclui-se, portanto, a importância da literatura e suas diversidades como facilitadora do desenvolvimento da linguagem oral nos estudantes das séries iniciais.
Linguagem oral, Literatura infantil, Séries iniciais
CARVALHO, Edmara Corrêa. O uso da literatura infantil para o desenvolvimento da linguagem oral em estudantes das séries iniciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas, Manaus, 2024.