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Navegando Produção de Docentes por Autor "Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães"
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Item A interdisciplinaridade teórica nas práticas emergentes da psicologia no contexto da atenção secundaria direcionada a atuação do serviço de saúde mental de uma policlínica da cidade de Manaus-Am(2024) Cordeiro, Solano Pinto; Cruz, Annebelle Pena Lima MagalhãesO presente estudo tem por objetivo Compreender como a Interdisciplinaridade Teórica nas práticas emergentes da Psicologia no contexto da atenção secundária direcionada a atuação do serviço de Saúde Mental em uma Policlínica da Cidade de Manaus-AM. Metodologia desta pesquisa concerne a senguinte perspectiva, trata-se de uma pesquisa de caráter misto, ou seja, tal pesquisa possui tanto o escopo qualitativo quanto quantitativo. No método qualitativo busca-se evidenciar e clarificar sentidos e significados atribuídos às falas dos sujeitos a partir de análises discursivas. Ademais forma criados critérios de inclusão e exclusão para que os dados fossem tratados de maneira concisa. Através da discussão e análise de dados foi percebido a partir das amostras coletadas os usuários dos serviços da Policlínica em questão, aderiram de forma significativa ao método de intervenção baseado na Interdisciplinaridade Teórica. Visto que os resultados apontaram para números a cima da media estabelecida. Deste modo, pode-se conjecturar que, a eficácia desta forma de abordagem é deveras imprescindível para adequação interventiva no espeço clinico de atenção secundaria no que cerne a Saúde Mental. As intervenções mostraram resultados favoráveis ao processo, possibilitando o entendimento de cada procedimento e também estabelecendo reflexões nas diversas áreas de atuação de profissionais que quiserem fazer uso deste tipo de meio interventivo. As possibilidades ainda acrescidas dentro do fazer da Psicologia como Ciência em processo constitutivo só tendem a despontar.Item A multidisciplinaridade na educação: reflexões em tempos de pandemia no contexto escolar(2024) Cordeiro, Solano Pinto; Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Cruz, Luiz Marcelo MagalhãesO presente estudo tem por objetivo compreender quais tipos de Reflexões a Multidisciplinaridade na Educação pôde gerar em tempos de pandemia no contexto escolar. O método deste artigo se delimita através do caráter de revisão bibliográfica adicionada ao viés documental quantitativo e qualitativo, ou seja, os dados fornecidos ao longo da estruturação deste, foram elencados por meio de leitura e análise. Ademais, foram criados critérios de inclusão e exclusão para que os dados fossem tratados de maneira concisa. Através da discussão e análise de dados foi percebido que as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) ganharam espaços e começaram a fazer parte das estratégias emergenciais para suplementar o desdobramento do ensino remoto devido a pandemia de Covid-19. Houve também discussão elucidativa a respeito do fazer das Equipes Pedagógicas e a inserção do Psicólogo na Educação Básica. Por meio deste estudo, pode-se perceber que em contrapartida das TDICs o sistema socioeconômico apontou a desigualdade no acesso aos serviços tecnológicos, bem como, à políticas públicas voltadas para ambiente educacional na atualidade nacional e por fim, o exíguo fomento à atuação do Psicólogo Escolar e a grande importância das Habilidades Socioemocionais delegados pela Base Nacional Curricular Comum.Item Baú de sentidos(2024) Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Cordeiro, Solano Pinto; Tavares, Karolaine BarrosoNão há um modo único de escrever. Não queremos rima e nem métrica. Queremos falar o que vem da alma, do jeito que vem. Esse compilado de poemas não quer ser estético. Nem tão pouco quer aprovação. Retomamos nessa construção que “disciplinas são apenas um delimitante, assim como o tempo”. Mas a arte é como sensibilidade, sentimento, é intuitiva. Assim, essa produção busca escrever sobre dádivas. Sobre todas as dádivas que estão em nossas mãos, amor e arte.Item Caminhos azuis: orientações pedagógicas e técnicas para o relacionamento com as pessoas com transtorno do espectro autista - TEA(2023) Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Azevedo, David Azulay deO Programa de Acessibilidade e Inclusão define-se como um projeto em constante atualização, buscando desenvolver ações para a acessibilidade dos acadêmicos e colaboradores com deficiência física, intelectual ou sensorial, para que o acadêmico ou colaborador com deficiência possa usufruir, com autonomia, facilidade e dignidade, dos espaços e atividades acadêmicas em geralou laborais. AFaculdade Boas Novas realiza ações de acessibilidade e inclusão por meio do Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico – NAAP, que tem por objetivo inserir na realidade acadêmica/institucional a pessoa com deficiência, no que diz respeito a participação deste em quaisquer atividades oferecidas pela Instituição, de forma a possibilitar acessibilidade dentro das dependências da Faculdade. De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, no Artigo 101, Capítulo I, acessibilidade e inclusão “[…] é a condição de alcance para a utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência”.Item Conversa de dedos(2024) Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Cordeiro, Solano Pinto; Tavares, Karolaine BarrosoConversa de dedos surge dos devaneios das músicas tocadas e cantadas no clarão da aurora de nossos dias. Ao som de nosso violão entristecido pela ausência do ser amado. Os dedos que conversam deslizam nas palavras tocadas pelos sons que recuperam a fragilidade de nossa alma. Poemas escritos por mãos que em momentos deslizam as cordas do violão. Em outras horas, digitam as inspirações nas teclas do celular. Para que nenhuma dor se perca. Afinal, o devaneio da dor nunca tem hora para chegar. E assim, ao sofrer angústias, prosseguimos no consolo da arte imaginada e literária, dividindo entre nós, amigos, essas dores e devaneios da escrita.Item Desenvolvimento das habilidades socioemocionais para estudantes da educação infantil(2023) Nascimento, Elaine Cristina de Sousa; Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Lima, Maria José Costa; Silva, Anderson Lincoln Vital daO presente estudo buscou investigar em artigos e livros que se referem sobre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em estudantes da educação infantil, as possibilidades de desenvolvimento de tais habilidades, a partir dessa fase escolar, apontando-se como principais autores Goleman (1995; 2011) e Abed (2014), fundamentado também na Base Nacional Comum Curricular (BNCC. Apresentando-se então, como questão central, de que forma o ensino na educação infantil, por meio de práticas pedagógicas poderá contribuir na formação e desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos estudantes da Educação Infantil. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, documental por meio de uma utilização sistemática das obras pesquisadas, na qual buscou-se problematizar a discussões teóricas com as realidades da prática em educação infantil, sempre por meio de reflexões discursivas interdisciplinares ou transdisciplinares tendo como objetivo geral apresentar a Base Nacional Comum Curricular como um importante norteador na construção da compreensão das habilidades socioemocionais na educação básica. Os resultados indicam possibilidades de elaboração de práticas pedagógicas eficazes para a promoção e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais desde a educação inicial, como orientado na BNCC (2017), verificando-se perspectivas a partir de experiências na educação infantil de maneira que a criança aprenda e desenvolva o reconhecimento de suas emoções, aprendendo os campos de experiência destacadas pela BNCC como o “eu, o outro, nós‘’ que consiste em observar por exemplo as expressões dos afetos, a mediação das frustrações, a resolução de conflitos e a regulação das emoções, além de aprender a respeitar e conhecer regras de convívio social manifestando respeito e empatia pelo outro, a partir da formação das habilidades socioemocionais na educação infantil.Item Do chão à paixão: projeções(2024) Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Cordeiro, Solano Pinto; Tavares, Karolaine BarrosoO amor é a princípio uma possibilidade de sair de si mesmo. Ainda que não sejamos correspondidos. É preciso falar do amor. De suas representações, de suas identidades. Amor é a possibilidade de expressão de vida e morte, habitáveis em nós. De um bem querer que nos alcança. Mas de uma distância que nos fere. Sútil, brega, inútil. Não se pode afirmar. O sentimento é único e intransponível. Pena que quando amo o outro nunca lembro que amo mais o que está em mim, do que o que está no outro. Apenas não sei ver isso...Item Mulheres em flores-ser acolher-dor(2024) Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Cordeiro, Solano Pinto; Tavares, Karolaine BarrosoEssa construção desconstruída se arrisca a dizer de experiências de amor, desafetos, afetos, laços e nós no e do universo feminino. Da menina das meias ao sorriso da que se arrisca gaia. Da boneca de porcelana a inesquecível e inalcançável deusa de ébano... Do Sol que todo ano volta ao porto de Manaus, mas ela não está mais lá. Seu barco partiu e se perdeu na imensidão. Regressa a Oriximiná, na esperança do colo materno para acalmar suas dores. “Perdão! Ela não volta, meu filho. Acalente-se aqui com o mingau de farinha da mãe. Tudo, filho, já dizia seu mestre, é desamparo inicial...”Item Sentidos aleatórios(2024) Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães; Cordeiro, Solano Pinto; Tavares, Karolaine BarrosoAs escritas que aqui se entrelaçam, nasceram de fontes diversas. São expressões de algumas almas humana, suas motivações, encantamentos, reflexões, aprendizagens, travessias e recomeços. Brotam de inspirações pequenas e grandes. Invisíveis. Brilhantes. Enigmáticas. São jogos de palavras. Palavras em jogo que florescem. São parte de artes talvez muito particulares... Artes também coletivas. Expressões poéticas de experiências em movimento, onde tudo é aleatório. Como muitas vezes, a vida é. Não busque toda hora sentidos e respostas. Apenas se expresse, poeta!