A ludicidade como ferramenta do desenvolvimento integral na educação infantil

A incorporação da ludicidade na educação como ferramenta desempenha um significativo processo de ensino-aprendizagem e a aquisição de conhecimento necessário. Com enfoque no lúdico no brasil e parâmetros documentais, o lúdico no desenvolvimento integral nos aspectos físicos e emocionais e o lúdico na prática docente. Os dados obtidos foram confrontados com materiais acadêmicos existentes, proporcionando uma análise aprofundada da realidade desses resultados, ressaltando que a ludicidade está cada vez mais presente nos documentos que orientam o processo educacional em todo o Brasil, incluindo a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa propõe investigar a ludicidade como ferramenta do desenvolvimento integral na educação infantil. Pretende-se, assim, consolidar a prática lúdica como uma proposta pedagógica indispensável no contexto escolar, possibilitando que os alunos ampliem seu conhecimento junto a sociedade em que estão inseridos.
Ludicidade, Educação infantil, Aprendizagem
LIMA, Geovana Thais Rodrigues. A ludicidade como ferramenta do desenvolvimento integral na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas, Manaus, 2024.