Contribuições do inventário de saberes para autonomia do sujeito aprendente

Este estudo tem como proposta apresentar as atribuições que o inventário de saberes possui para a autonomia do sujeito aprendente. O inventário de saberes refere-se a uma lista ou registro dos conhecimentos, habilidades e experiências prévias que um sujeito aprendente possui antes de se envolver em um processo de aprendizagem. Esse inventário é importante porque pode ajudar a promover a autonomia do sujeito aprendente de várias maneiras: consciência das habilidades existentes, autoconfiança, construção de pontes entre conhecimentos, planejamento personalizado e aprendizagem autodirigida. Apesar de se ter uma lista que compõe estes conhecimentos adquiridos no cotidiano do sujeito aprendente é possível motivar a sua autonomia. Esta autonomia refere-se à capacidade de uma pessoa assumir o controle de seu próprio processo de aprendizagem e tomar decisões informadas sobre o que, como, quando e por que aprender, onde normalmente ressalta-se os seus saberes constituídos por meio da sua relação com o meio em que se encontra. Como objetivos específicos tem-se apresentar o sujeito aprendente da educação, abordar sobre a autonomia do sujeito a partir da perspectiva de Jean Piaget e demonstrar a aplicabilidade do inventário de saberes a uma realidade evidenciada pelos alunos do 2º e 3º ano. Este artigo utilizou de caráter bibliográfico, por meio de uma abordagem qualitativa. Os resultados apontaram por meio dos saberes locais constituídos na Escola das Águas – Extensão São Lourenço, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, para os alunos do 2º e 3º ano da referida escola, onde foram atribuídos dois itens que se relacionam aos animais e o contato que estes alunos possuem da fauna, onde foram listados os conhecimentos adquiridos sobre a temática. Neste viés, constatou-se que o inventário de saberes evidenciado neste estudo contribuiu para demarcar a autonomia dos sujeitos aprendentes em seu próprio local de vivência, bem como a sua comunidade.
Inventário de saberes, Sujeito aprendente, Autonomia
Cruz, Annebelle Pena Lima Magalhães. Contribuições do inventário de saberes para autonomia do sujeito aprendente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas, Manaus, 2023.