A utilização da tecnologia assistiva na educação inclusiva para pessoa com deficiência motora
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Data
2022
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Resumo
Num mundo em profundas e aceleradas transformações, a Tecnologia Assistiva emerge como uma área do conhecimento e de pesquisa que tem se revelado como um importante horizonte de novas possibilidades para a autonomia e inclusão social dos alunos com deficiência motora. Na busca de entender e discutir como a “instituição Escolar” tem percebido e vivenciado essas possibilidades em suas práticas e processos, o presente estudo tem por objetivo demonstrar a importância da utilização da Tecnologia Assistiva como ferramenta para o aprendizado de alunos com deficiência motora, identificando as principais dificuldades do indivíduo e destacando os recursos tecnológicos como mediação inclusiva na educação. A metodologia utilizada está baseada numa pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e explicativo, utilizando referenciais teóricos por meio de artigos de revistas científicas, eletrônicos, decretos e livros. Dessa forma, foi possível perceber novas possibilidades de aprendizagem que favoreçam e viabilizem o avanço da educação inclusiva com perspectiva de métodos de aprendizagem nas práticas educacionais escolares mais inclusivas e compatíveis com as necessidades da sociedade contemporânea. Portanto, neste estudo concluiu que a utilização de recursos inclusivos através da Tecnologia Assistiva contribui significativamente para o desenvolvimento educacional de crianças com deficiência motora, reforçando assim o trabalho dos profissionais e de políticas públicas voltadas para esta área.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem, Inclusão, Tecnologia assistiva
Citação
CAVALCANTI, Lidianne Correa da Cruz. A utilização da tecnologia assistiva na educação inclusiva para pessoa com deficiência motora. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Boas Novas, Manaus, 2022.