Pedagogia
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Item A afetividade no processo de ensino e aprendizagem(2022) Ferreira, Daiane do Nascimento de Souza; Araújo, Maria José Rodrigues deEsta pesquisa buscou fundamentar-se na afetividade e nas práticas pedagógicas durante o processo de ensino, sem esquecer de buscar compreender os reflexos no processo de ensino-aprendizagem. Com isso o artigo relata a respeito da afetividade, visto que se constitui uma temática bastante discutida no ambiente escolar. A afetividade quando valorizada dentro do processo ensino-aprendizagem traz inúmeros benefícios aos seus agentes, especificamente para o professor oferece confiança, a sensibilidade e o manejo necessário para entender o que seus alunos estão sentindo em determinados momentos e ainda a habilidade e competência para encontrar possíveis soluções para certos conflitos. Por meio da reflexão a respeito de conceitos elaborados pelas perspectivas piagetianas e vigotskyana procura-se superar a dicotomia entre cognição e afetividade presente nas escolas. A relação entre sujeito e objeto, desenvolvimento e aprendizagem estão permeados de afeto, pois a interação entre o organismo e o meio social se dá de forma interativa, por meio de influências mútuas que envolvem todos os aspectos do ser humano e não apenas o cognitivo. A afetividade ocupa lugar de destaque dentro do processo educacional e a maneira como ela acontece pode ser decisiva na concepção de mundo e de ser humano construída pelo aluno, assim como na sua reelaboração do conhecimento culturalmente organizadoItem A alfabetização dos educandos surdos no ensino regular(2023) Pinto, Leilany Jussara Dias; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaO trabalho a ser apresentado é um estudo que busca conscientizar a sociedade brasileira, acercar do processo de alfabetização dos educando com surdez, visando esse aprendizado na idade correta. E para entendermos melhor sobre o assunto, o presente artigo discorre sobre uma breve narração de fatos históricos, que culminaram no nosso dia-a-dia educacional mais inclusivo. E como se faz necessário o interprete de LIBRAS, nas salas de aula do Ensino Regular, e que tal presença é algo assegurado por lei. A importância da inserção dos educandos com surdez nessas turmas regulares, para o seu pleno desenvolvimento psicossocial. Demonstrando também os desafios enfrentados pelos professores, e como eles podem contornar essa problemática, através de metodologias adaptadas.Item A atuação do intérprete de libras no processo de inclusão do aluno surdo nos anos iniciais do ensino fundamental(2023) Silva, Sônia Guimarães; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaA educação especial de surdos e a inclusão dos mesmos nas escolas regulares de ensino tem sido uma temática bastante discutida na sociedade e principalmente no meio educacional. Diante disso, o presente artigo busca descrever como acontece a atuação do intérprete de Libras no processo de inclusão do aluno surdo no contexto escolar e as dificuldades que os mesmos vivem neste processo de inclusão bem como a importância do uso das tecnologias assistivas como recurso no processo de educação. Para a realização deste trabalho, foram utilizadas pesquisas exploratórias, envolvendo levantamentos bibliográficos, como artigos, monografias, dissertações, documentos e pesquisa feita com docentes de uma escola municipal na cidade de Manaus, Amazonas. Essa pesquisa objetivou investigar sobre as dificuldades do aluno surdo em sala de aula e as contribuições do intérprete de Libras no processo de inclusão deste estudante, buscando resultados que auxiliem com este projeto de forma positiva e produtiva em busca da igualdade social do aluno surdo durante seu processo de formação.Item A educação ambiental nas séries iniciais: a integração sustentável entre o educando e a natureza(2022) Silva, Marilene da Silva e; Ribeiro, Reyth da CunhaO objetivo deste artigo é apresentar conceitos sobre a Educação Ambiental no Ensino Fundamental I, com foco na integração sustentável entre o educando e a natureza. A humanidade tem gastado os recursos naturais de forma inconsequente como se a mesma fosse uma fonte de riqueza infinita. De fato, o agravamento do meio ambiente feito pela sociedade atual, tem tomado proporções tão desastrosas que se faz necessária uma conscientização mais elaborada na população em geral. O homem é o único indivíduo que consegue transformar a natureza a seu favor, e quanto mais ele se desenvolve, mais essa relação se estreita. Esse convívio deve ser equilibrado para que não haja o esgotamento das fontes de matéria-prima. É preciso entender que o homem faz parte da natureza, uma vez que destrói a natureza, ele está destruindo a si mesmo. Partindo desse conceito é essencial que ocorra uma mobilização nas series iniciais, todavia, as abordagens deste projeto serão realizadas e enfatizadas a partir do ensino fundamental. Logo, apurar na criança no decorrer de seu processo de aprendizagem a ação de atentar para as implicações ambientais, e inserir valores que agregam em benefícios para o cabedal de conhecimentos da criança, incluindo benefícios em prol do futuro de todos, traz um benefício mútuo para todos os envolvidos nesta causa. A educação Ambiental é uma área de conhecimento que estuda e transmite um processo de conscientização a respeito dos problemas ambientais e como combate-los, conservando as reservas naturais e ajudando a não poluição do meio ambiente em todo o mundo.Item A educação ambiental no ensino fundamental I(2022) Sousa, Deriele Ferreira de; Ribeiro, Reyth da CunhaA educação ambiental nas escolas é algo muito relevante, pois através dela as crianças passam a ser mais conscientes sobre seus deveres em proteger e preservar o espaço onde cada uma vive, e isso é algo que podemos a plicar em nosso conteúdo dentro de sala de aula com muita facilidade, e cabe ao professor passar esses assuntos aos seus alunos desde cedo, para que assim o mesmo possa crescer e se tornar um adulto mais consciente e que respeita o lugar onde vive. O aluno deve conhecer o ambiente em que vive a fim de compreender as relações sociais e entender seus direitos e deveres para com os lugares e as pessoas ao seu redor, o professor tem que entender que o seu aluno é um ser ativo dentro de sua sociedade, e cabe a ele dá um bom exemplo aos mais velhos, pois, talvez esse conhecimento ambiental não foi passado de uma maneira boa para eles, e cabe ao aluno ativo em sua sociedade conscientizar a todos sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente. Educação é uma prática formativa, é o espaço onde a formação transcorre de forma planejada e intencional dentro de sala de aula, cujo ideal é um direito universal. Pois a escola é um elo do ambiente-mundo em que vivemos, todo este contexto fortalece o reconhecimento do papel transformador e emancipatório da Educação Ambiental, onde cada criança cresce aprendendo que o meio ambiente saudável gera pessoas saudáveis, e assim possamos ter um ambiente melhor de se viver.Item A educação de surdos na perspectiva do atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais(2023) Peixoto, Luana Dias; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaO presente estudo tem como apresentar a educação dos surdos, na perspectiva do atendimento especializado. A educação para os surdos ao longo dos anos passa por muitos desafios e conquistas relacionados as questões sociais e educacionais. Os desafios das escolas em atender a demanda dos surdos estão atrelados a estrutura física, recursos pedagógicos e a falta de investimentos e formação dos docentes que atuam nesta área de atuação. Neste sentindo, a pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa bibliográfica, que permite com que seja compreendido como está o andamento da educação dos surdos no país e de que maneira o atendimento especializado contribuiu para o desenvolvimento dos estudantes surdos. Os resultados da pesquisa apresentam o quanto se tem necessidade de incentivo a formação continuada e políticas públicas que possam potencializar o aprendizado de forma inclusiva, entendo-os como pessoas com capacidades de desenvolver na sociedade assim como qualquer outra pessoa na sociedade.Item A importância da educação ambiental nos anos iniciais para despertar no discente consciência sustentável e agente transformador da sociedade(2022) Ribeiro, Alciélio de Oliveira; Borges, Katya Regina Souza de AraújoAs questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, enfatizando-se como uma relevante preocupação sobre os recursos sustentáveis e os grandes impactos causados pela ação do homem na natureza. O presente trabalho reflete na relação da educação escolar com o meio ambiente, contribuindo para a preservação e conservação da consciência ecológica durante a formação de discentes nas séries iniciais do Ensino Fundamental l. Objetiva-se, assim, mostrar a relevância da educação ambiental nas series iniciais para formação de cidadãos críticos e transformadores da sociedade. Para isto, foram utilizadas pesquisas de caráter bibliográfico, na tentativa de enfatizar a importância da inserção da educação ambiental nas séries iniciais e, desta forma, auxiliar no processo de preservação e conservação da natureza, conduzindo o indivíduo a devida percepção para examinar e julgar os meios naturais que o envolvem. É por meio da atuação coletiva e individual, intervindo no funcionamento excludente desigual das economias capitalistas, que hoje os grupos que vivem sob vulnerabilidade social podem ampliar a democracia e a cidadania, e esta fonte de deveres sustentáveis começa na escola.Item A importância da ludicidade no ensino da matemática na educação infantil(2022) Vidéo, Valéria Diniz; Rodrigues, Gabriel da SilvaO presente estudo trata sobre a ludicidade no ensino da matemática na educação infantil nas séries iniciais, partindo da conjectura de que tais ferramentas oferecem suporte pedagógico que contribuem positivamente para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, trabalhar com o lúdico nos anos iniciais é essencial, aplicado à matemática poderá proporcionar um aprendizado mais prazeroso. Contudo, será por meio de brincadeiras e jogos lúdicos, que a criança se envolve na atividade, a partir daí o professor conseguirá desenvolver as habilidades de seus alunos, dando-lhes a oportunidade de criatividade, fornecendo a criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecedor para o seu conhecimento. Nesse aspecto vale ressaltar a importância da aprendizagem com brincadeiras e jogos, pois não devem ser vistas somente como atividades lúdicas, ou como resgate da infância, mas, sobretudo, que as crianças aprendem matemática, de maneira mais fácil, sendo que quando o professor promove situações de confronto através das brincadeiras e jogos à aprendizagem ocorre de maneira significativa. Desse modo, as brincadeiras e jogos são como instrumentos de estratégias na aplicação do ensino em sala de aula, motivando a atenção e o raciocínio lógico, fatores indispensáveis nos estudos da matemática, portanto, a aplicação do lúdico nas aulas é vista como uma possibilidade que ajuda na quebra de bloqueio existente entre aluno, professor, e a matemática, favorecendo uma qualidade melhor de ensino para se, obter resultados positivos que impliquem numa aprendizagem significativa.Item A importância da relação da família e escola na formação do discente(2022) Melo, Danielle Ferreira de; Borges, Katya Regina Souza de AraújoA formação acadêmica do discente passa por um processo em que a família e escola desempenham um papel muito importante. É nesse contexto que o presente trabalho tem como objetivo mostrar a importância da relação família escola no processo de aprendizado do discente. Relação essa de suma importância para o desenvolvimento da criança, pois tudo se inicia no meio familiar, onde os pais têm o papel educar, dar afeto, atenção às necessidades básicas da criança, auxiliando e acompanhando seu desempenho escolar. A escola procura desenvolver as habilidades cognitivas, sociais e socioemocionais do educando e está sempre disponível para atender e buscar apoio da família quando o aluno não apresenta um bom desempenho escolar. Entre os fatores que dificultam a boa comunicação entre família e escola é o fato de alguns pais terceirizarem seu papel na educação dos filhos, devido ao trabalho que exercem e não conseguirem acompanhar o desempenho escolar dos filhos. A metodologia utilizada foi de cunho bibliográfico, onde foi discorrido sobre o papel da família, da escola e a importância da relação família e escola na formação do educando de acordo com teóricos. Com base no que foi exposto, se comprova que escola e família devem caminhar juntos no processo de formação integral do educando, pois, com essa parceria todos ganham, a família, o discente e a escola, toda a dedicação irão gerar resultados satisfatórios e que valem muito a pena investir com bastante atenção.Item A importância do brincar para a aprendizagem na educação infantil(2023) Cunha, Ewellyn Barbosa; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaO tema principal deste artigo é a importância do brincar na educação infantil. É um estudo teórico baseado em diversos autores que falam sobre esse tema. As crianças formam suas identidades através da brincadeira. Porque brincar é importante para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Através da brincadeira, as crianças aprendem de maneiras divertidas e interessantes e fornecem a motivação necessária para uma boa aprendizagem e se tornarem adultos maduros, confiantes e imaginativos. O objetivo deste estudo é mostrar que a brincadeira não apenas diverte as crianças, mas também é importante para desenvolver relacionamentos mais criativos e melhores nas crianças, ou seja, seus aspectos cognitivos.Item A inserção da músicas educativas como estratégia de trabalho docente no desenvolvimento do aprendizado infantil(2022) Macedo, Susy Carla Bernardes; Ribeiro, Reyth da CunhaEsta pesquisa tem por objetivo compreender a música no processo de ensino da criança e perceber suas contribuições para o corpo, gestos e movimento na Educação Infantil analisada a partir de dados teóricos como uma pesquisa bibliográfica. Onde é notório que a escola tem buscado aperfeiçoar constantemente e os moldes educativos dentro da música para assim promover um conhecimento mais atrativo para os alunos dentro de sala de aula. Dessa forma, faz-se necessário inovar nossa prática educativa no intuito de produzir um aprendizado significativo, trabalhando a música como um instrumento que gere aprendizagem no cotidiano dos alunos. Com a música o professor pode fazer uma discursão sobre o que está sendo antado e assim utilizar a canção como forma de contagem por exemplo, ou até desenvolver a coordenação motora dos mesmo em sala de aula, é algo muito significativo a inserção da música no curriculum escolar, pois a música já faz parte do universo da criança, e cabe ao professor explorar ao máximo para que assim sua aula se torne mais dinâmica e os aluno sintam vontade de estar naquele lugar todos os dias da semana.Item A leitura e o processo de alfabetização nos anos iniciais: reflexões sobre a ação docente(2023) Silva, Raimunda Batista da; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaA relação entre a leitura e a alfabetização é uma das etapas fundamentais para o início da vida escolar de um indivíduo, pois é por meio delas que o sujeito aprende a decifrar os códigos alfabéticos de maneira holística para conseguir fazer a interpretação do que se lê, se tornando o principal responsável da sua própria história. O presente artigo tem como principal objetivo apresentar a relação entre a leitura e o processo de alfabetização nos anos iniciais, com base nos conceitos de leituras, históricos relacionados sobre leitura no Brasil e no mundo, embasada nos documentos norteadores bem como alguns métodos implícitos neles. Portanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica qualitativa acerca do tema abordado, a partir disto conclui-se que a relação da leitura e a alfabetização são de suma importância no favorecimento do desenvolvimento cognitivo e social do sujeito e, través das trocas sociais facilita os resultados esperados na alfabetização tornando o sujeito consciente de seu desenvolvimento.Item A ludicidade como ferramenta do desenvolvimento integral na educação infantil(2023) Lima, Geovana Thais Rodrigues; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaA incorporação da ludicidade na educação como ferramenta desempenha um significativo processo de ensino-aprendizagem e a aquisição de conhecimento necessário. Com enfoque no lúdico no brasil e parâmetros documentais, o lúdico no desenvolvimento integral nos aspectos físicos e emocionais e o lúdico na prática docente. Os dados obtidos foram confrontados com materiais acadêmicos existentes, proporcionando uma análise aprofundada da realidade desses resultados, ressaltando que a ludicidade está cada vez mais presente nos documentos que orientam o processo educacional em todo o Brasil, incluindo a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa propõe investigar a ludicidade como ferramenta do desenvolvimento integral na educação infantil. Pretende-se, assim, consolidar a prática lúdica como uma proposta pedagógica indispensável no contexto escolar, possibilitando que os alunos ampliem seu conhecimento junto a sociedade em que estão inseridos.Item A participação da família no processo de ensino e aprendizagem com estudantes dos anos iniciais(2022) Pinheiro, Rakel Ramos; Ribeiro, Reyth da CunhaNeste trabalho será abordado a importância da parceria entre a família e a escola visando a melhoria da qualidade de ensino das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Sendo assim, o foco principal dessa relação é favorecer uma participação que gere o compromisso da família com a aprendizagem e o sucesso escolar dos estudantes, a participação da escola com a inserção curricular da família e da comunidade. Essa parceria assegurará, em última instância, o pleno cumprimento da função social da escola. Desse modo, nota-se que uma depende da outra na tentativa de alcançar o maior objetivo, qual seja, o melhor futuro para o filho (a) e educando e, automaticamente, para toda sociedade. A metodologia utilizada foi de caráter bibliográfico e pesquisa de campo no entanto, outras fontes de análise na coleta de dados foram utilizadas para complementar a abordagem deste assunto.Item A práxis docente no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental(2023) Printes, Franciane Mendonça; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaA pesquisa aborda sobre a práxis docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental na perspectiva da alfabetização e letramento, enfatizando que a metodologia didática influência no processo de ensino e aprendizagem do(a) estudante. Considerando isso, a pesquisa possui como objetivo geral analisar de que maneira a práxis docente são incorporadas no processo de alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Diante disso, a pesquisa possui abordagem qualitativa, sendo uma pesquisa bibliográfica, de campo e participante, tendo como técnica de pesquisa a observação participante e sequência didática. Foi realizada em uma escola pública de Manaus-Am, no 2o Ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, durante o Estágio Supervisionado, tendo como sujeitos de pesquisa 20 crianças e uma docente. Os resultados evidenciam que o fazer pedagógico no processo de alfabetização e letramento precisam ser desenvolvidos de acordo com a necessidade da turma, sendo atrelado a prática que instigue os(as) alunos(as) a querer aprender de forma prazerosa.Item A relação família-escola no desenvolvimento da leitura infantil através da literatura(2022) Mendonça, Ana Lúcia Ferreira; Ribeiro, Reyth da CunhaA relação da família e escola no desenvolvimento da leitura e escrita é algo importante para a vida da criança, não há como haver uma separação entre ambos, os dois se completam, e assim tem êxito nas suas atividades diárias, basta que a família e escola tenha um olhar sobre a situação em que a crianças está vivendo e assim trabalhar projetos de intervenção para que a criança supra suas necessidades logo no início da sua carreira estudantil. E fundamental para aquisição de conhecimentos, reação informação e interação no ato de ler. Formando um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Apesar da grande importância da literatura o livro deveria ocupar o espaço de uma televisão dentro do lar. Os livros sendo apresentados de uma forma prazerosa as crianças, logo não há resistências ou barreiras para que as mesmas possam aprender, e assim o desenvolvimento da leitura da criança será feita de uma forma bem prazerosa.Item A tecnologia assistiva como recurso pedagógico para inclusão escolar de crianças com necessidades especiais na educação infantil(2023) Pereira, Maria da Fé do Carmo; Reis, Wilce Jane Nazaré; Ribeiro, Reyth da CunhaEste trabalho relata a respeito da Tecnologia Assistiva como Recurso Pedagógico para Inclusão Escolar de Crianças com Necessidades Especiais na Educação Infantil no qual auxilia no desenvolvimento da criança. Sabe-se que muito importante a parceria da família na escola, para que os professores venham ter um suporte continuo na evolução do conhecimento dos alunos com necessidades especiais. O contexto tem como objetivo discutir os conceitos e definições da tecnologia assistiva na educação infantil. Dessa forma, esse artigo relatará a respeito da história da tecnologia assistiva, a tecnologia assistiva no Brasil, o conceito de tecnologia assistiva, a tecnologia assistiva na educação, a tecnologia assistiva dentro da escola na educação infantil, as tecnologias digital cuidados e potencialidade com as crianças e o processo da formação continuada para o uso da tecnologia na educação infantil, tecnologias assistivas para estudantes com deficiência visual, tecnologia assistiva para deficientes auditivos e tecnologias assistivas aplicadas ao TEA. Por tanto, para efetivação dessa analise foi utilizado pesquisa de fontes bibliográficas, afim de ter respaldo teórico com abordagem qualitativa e embasada nas teorias educacionais e teóricos que estudam sobre as tecnologias assistivas.Item A utilização da tecnologia assistiva na educação inclusiva para pessoa com deficiência motora(2022) Cavalcanti, Lidianne Correa da Cruz; Borges, Katya Regina Souza de AraújoNum mundo em profundas e aceleradas transformações, a Tecnologia Assistiva emerge como uma área do conhecimento e de pesquisa que tem se revelado como um importante horizonte de novas possibilidades para a autonomia e inclusão social dos alunos com deficiência motora. Na busca de entender e discutir como a “instituição Escolar” tem percebido e vivenciado essas possibilidades em suas práticas e processos, o presente estudo tem por objetivo demonstrar a importância da utilização da Tecnologia Assistiva como ferramenta para o aprendizado de alunos com deficiência motora, identificando as principais dificuldades do indivíduo e destacando os recursos tecnológicos como mediação inclusiva na educação. A metodologia utilizada está baseada numa pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e explicativo, utilizando referenciais teóricos por meio de artigos de revistas científicas, eletrônicos, decretos e livros. Dessa forma, foi possível perceber novas possibilidades de aprendizagem que favoreçam e viabilizem o avanço da educação inclusiva com perspectiva de métodos de aprendizagem nas práticas educacionais escolares mais inclusivas e compatíveis com as necessidades da sociedade contemporânea. Portanto, neste estudo concluiu que a utilização de recursos inclusivos através da Tecnologia Assistiva contribui significativamente para o desenvolvimento educacional de crianças com deficiência motora, reforçando assim o trabalho dos profissionais e de políticas públicas voltadas para esta área.Item Alfabetização de crianças surdas(2022) Ribeiro, Jéssika Lima Gonçalves; Ribeiro, Reyth da CunhaO presente trabalho aborda um tema relevante para a sociedade como um todo que é a alfabetização de crianças surdas, para desenvolver tal assunto, este artigo relata a história das pessoas surdas na sociedade desde a antiguidade onde, as pessoas com surdez eram tidas como pessoas irracionais, pois a sociedade acreditava, de forma geral, que o ato de pensar só era possível devido a fala até os dias atuais, onde já sem avançado muito em inclusão tendo em vista os desafios enfrentados por pessoas surdas. O objetivo é pontuar como se dá alfabetização de pessoas surdas tanto em Libras quanto em Língua Portuguesa, pois é notável que as pessoas surdas escrevem de maneira diferente e aprendem a se comunicar de forma diferente, tem em vista que A Libras, como toda Língua de Sinais, é uma língua de modalidade gestual visual porque utiliza, como canal ou meio de comunicação, movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão; portanto, diferencia-se da Língua Portuguesa, que é uma língua de modalidade oral-auditiva por utilizar, como canal ou meio de comunicação, sons articulados que são percebidos pelos ouvidos. No entanto, ninguém duvida de que o acesso de alunos surdos nas escolas regulares é uma garantia legal conquistada há quase vinte anos. O que se questiona não é o acesso, mas as condições e a qualidade no ensino desses alunos incluídos em classes comuns. Durante todo o processo de nossa prática pedagógica, a incoerência entre a teoria inclusiva e prática existente em toda história da educação, devido ao despreparo profissional, assim como a falta da estrutura escolar.Item Alfabetização e letramento na educação infantil: concepções e metas(2022) Batista, Natacha de Almeida; Ribeiro, Reyth da CunhaA escrita iniciou à 5.000 anos antes de Cristo, o processo das sociedades escritas foi lento e os fatores políticos e econômicos foi o que levou o ser humano a buscar à comunicação entre gestos e expressões. Até hoje esse sistema funciona na escola, na família, entre educadores e estudantes da educação infantil onde crianças em idade escolar estão iniciando o processo da leitura e escrita. Infelizmente, algumas crianças irão sofrer dificuldades no processo de leitura e escrita, por isso o educador deve entender até onde à criança pode ir através do letramento e da escrita para alcançar seu objetivo de comunicar-se por esses meios.
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